SISTEMA: TORMENTA RPG

Assim que a Toca começou à publicar posts, o primeiro tópico foi sistemas e o primeiro comentário foi: “Faz o próximo sobre Tormenta!”. E posso afirmar que o comentarista foi duplamente sortudo, primeiro por ter seu desejado post sobre Tormenta como tema seguinte, segundo por ser ele à escrever!

Iniciamos assim uma série sobre o sistema Tormenta RPG, o que na minha humilde opinião é o melhor do Brasil, ou ao menos o que mais me fascina. Buscaremos apenas passar por cima de alguns tópicos e apresentar o cenário neste post, pois pretendo desenvolver à fundo alguns tópicos separadamente.

Tormenta RPG e a Dragão Brasil

01.jpg

Para quem nunca ouviu falar deste sistema, talvez você conheça à sua origem, a revista Dragão Brasil. A Dragão Brasil foi e ainda é, à maior e melhor revista de rpg do Brasil, à Dragão havia acabado, mas para alegria dos fãs, ressurgiu das cinzas no final de 2016. Porém deixemos este assunto de lado, à revista merece um post próprio!

Tormenta RPG surgiu como cenário em 1999, na edição número 50 da revista, como forma de comemoração pela duração da mesma. Mas devido ao interesse do público, logo veio à se tornar algo que ia além da revista. Tormenta passou por sistemas como 3d&t, D20 e Sistema Daemon antes de finalmente ganhar um livro próprio.

Mundo

tormenta_rpg_by_caiomm-d7cfcxz.jpg

O universo de Tormenta é rico, não faltam suplementos e mecânicas para as mais diversas aventuras, sua criatividade pode ser à única limitante ao utilizar este sistema. Ele tem por base o mundo de Arton, um mundo medieval, perto do padrão, mas que vai além devido um aprofundamento de relações econômicas e sociais no universo. Um diferencial de outros sistemas ou cenários é que em tormenta, a magia é abundante, os deuses presentes, mas existe uma escassez de itens mágicos, dificultando o chamado “efeito árvore de natal”, citado pelos editores do livro.

Jogando

tormenta.jpg

Para iniciar sua jogatina em Tormenta, o manual básico conta com regas completas para jogar, 11 raças, 13 classes, mais de 150 talentos e mais de 600 magias. É o bastante para deixar seu grupo ocupado por muitas sessões, mas caso queira algo mais, ele ainda conta com vários suplementos de classes, raças, especializações, magias, locais e história, além de hqs, mangás e livros que compõem o universo de tormenta. Problemas não faltam em Tormenta, seu grupo com certeza vai querer resolvê-los!

Meu contato

Tormenta_01.jpg

Tormenta RPG foi meu primeiro manual físico, o comprei em uma bienal do livro e não me arrependo da escolha, cada um dos autores pertencentes aos dois trios tormentas contribui de maneira própria para à construção do cenário. Admito que sou fã tanto do cenário quanto dos autores, não conheço personalidades do mundo rpgístico brasileiro mais divertidas, criativas e comprometidas à fazer algo bem feito quanto os autores de Tormenta.

À quem nunca experimentou o sistema, deixo aqui meu voto de confiança de que você vai se divertir muito com o cenário. Em breve mais posts surgiram no site descrevendo alguns aspectos de Tormenta mais à fundo.

Links:

Livro físico

Apoia-se Dragão Brasil

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s