Na Tela #III – Knights of Pen and Paper 2

Knights of Pen and Paper 2 é a sequencia do jogo brasileiro lançado em 2015 e publicado pela minha querida Paradox. A sequência desse clássico da segunda década do milénio 2000 é uma obra divertida e curiosa, que dá aos jogadores o prazer das narrativas descontraídas e alegras de uma jogatina de RPG em papel e caneta.

1

O JOGO

A primeira versão foi desenvolvida pela Behold Studios, um dos principais estúdios de desenvolvimento de jogos no Brasil. Com uma ideia simples, porém muito bem executada, Knights of Pen and Paper conseguiu cativar muitas pessoas através da sua mecânica que simula muito bem combates em turnos em jogos de RPG presenciais, seus personagens caricatos também são outro adendo que torna tudo extremamente divertido.

Contudo, a sua sequência não foi criada pelo estúdio Brasiliense, mas por uma segunda desenvolvedora a pedido da Paradox, a equipe desenvolvedora finlandesa Kyy Games.

ENREDO

Knights of Pen and Paper 2 gira em torno do conflito entre o Dungeon Master e o Cavaleiro de Papel após a separação dos dois. O jogador irá partir em uma aventura ao lado do mestre gordinho para impedir a corrupção e destruição do mundo de Paperos, uma das maiores criações do Dungeon Master.

Em sua aventura, o jogador irá passar por locais fortemente inspirados na cultura do RPG, como calabouços infestados por criaturas que guardam um chefão poderoso, ou vilas pacíficas que passaram a ser atormentadas pelos males do Cavaleiro de Papel, e tudo isso com uma constante quebra da quarta parede.

4

Não é difícil ver referências a outros jogos e mídias nerd durante todo a aventura. Em uma caverna é possível notar uma picareta de diamante do jogo Minecraft, existem um grupo de inimigos chamados Kappa cujo desenho são tartarugas guerreiras que usam quatro diferentes badanas para cobrirem os rostos, deu para entender a referência? Isso se mantêm por todo o jogo, como se o mundo de Paperos soubesse que é apenas uma fantasia criada pelo Dungeon Master mas ao mesmo tempo não tivesse ideia que fosse apenas isso.

MECÂNICAS

Neste jogo, você controla quase tudo na aventura, você tem o papel de ser o mestre da mesa, definindo a dificuldade de cada encontro dos outros personagens e o inimigos que eles irão enfrentar, além de controlar os jogadores de RPG que estão na mesa, ditando qual a classe, a raça e personalidade de cada um.

Os confrontos ocorrem de acordo com a vontade do jogador, exceto por combates das histórias e de missões, você pode manter a jogatina com o menor número de combate possíveis ou fazer os personagens viverem o inferno de monstros.

Além de explorar um vasto mundo com diversos segredos, algumas masmorras poderão ser exploradas a partir do seu sistema de geração procedural, ou seja, sempre que entrar na dungeon ele será diferente fazendo com que você enfrente os seus desafios novamente.

3

O jogador também tem a sua disposição um sistema de craft de equipamentos e itens bastante simples, além de um vasto arsenal para equipar seus personagens.

O ponto mais forte dessa saga, ao meu ver, é a criação de personagens. Além de escolher a classe (cerca de 10 classes) e a raça (Humano, Elfo e Anão), o jogador decide a personalidade ‘real’ do personagem, se ele é um nerd, uma líder de torcida, atleta, aluno de intercâmbio, as opções são diversas e a maneira de montar o grupo também é variada, visto que cada personalidade concede uma habilidade passiva diferente, assim como cada raça concede um bônus de atributo diferente. Eu mesmo em minha party fiz umas combinações bem interessantes, como uma Clériga humana e gótica que luta ao lado de um Ladrão humano e riquinho e um Guerreiro anão e atleta, trio esse que até agora não me decepcionou.

2

CONCLUSÃO

Knights of Pen and Paper, tanto o 1 quanto 2, estão em minha lista de jogos para levar por toda vida. Divertido e viciante, essa obra é única e concede horas de diversão, seja no celular ou no computador, a saga iniciada pelo pequeno grupo de desenvolvedores de Brasília tomou o mundo. E você, está esperando o que para jogar essa maravilha?

Knights of Pen and Paper 2 pode ser comprado na Steam por R$ 15,99 ou baixado gratuitamente na Google Play Store ou App Store

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s