Na Tela #IV: Neverwinter Nights

O Na Tela de hoje traz um game antigo muito bom e que cai como uma luva para os fins rpgísticos aqui da Toca, Neverwinter Nights, o clássico dos RPGs digitais com o cenário totalmente baseado em Dungeons & Dragons.

Neverwinter Nights é um jogo de RPG em terceira pessoa, desenvolvido pela Bioware e lançado na metade de 2002 para Windows e um ano mais tarde para Linux e Mac. No desenvolvimento foi utilizado a Aurora Engine, o motor gráfico “sucessor” da Infinity engine, usada em Baldur’s Gate (futuramente também virá uma matéria), permitindo ambientes totalmente em 3D e iluminação em tempo real.

NWN

Uma das características que merecem mais atenção em Neverwinter Nights é seu uso massivo de Dungeons & Dragons (3ª edição), tanto em suas mecânicas de combate como na ambientação e história. O jogo se passa na setting de Forgotten Realms, onde os personagens são encarregados de uma série de tarefas que culminam finalmente em impedir um ataque a cidade de Neverwinter.

O sistema de combate também é puramente baseado no sistema, a cada ação tomada pelos jogadores ou criaturas/NPC’s, é rolado um dado eletrônico que determina o sucesso das mesmas, dando um grande dinamismo as lutas.

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A forte influência de D&D já pode ser percebido na criação do personagem principal com sua extrema gama de personalização onde é possível a escolha de gênero, raça, classe, alinhamento, a distribuição de atributos e escolha de habilidades. Além das escolhas prontas existentes no sistema D&D, o jogo ainda te dá a possibilidade de criar seu próprio conteúdo, com um sistema modular onde é possível adicionar tudo que é necessário para criar suas próprias aventuras, como criaturas, NPC’s, eventos e muito mais.

Com uma campanha que dura em torno de 60 horas, Neverwinter Nights certamente te dará um bom tempo de diversão, mas a grande atração é realmente o Multiplayer, cujo tem potencial de adicionar milhares de horas com seu extenso número de possibilidades, o grande responsável por isso é o chamado “DM Client”, um modo especial em que um dos players assume a função de mestre e tem total liberdade em mudar a aventura em tempo real de acordo com seus planos.

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Mas como nem tudo são flores, com o encerramento dos serviços da GameSpy em maio de 2014, vários jogos perderam total ou parcialmente a funcionalidade do Multiplayer. NWN foi afetado parcialmente por ter perdido a função de busca de jogos online, porém ainda reteve a possibilidade de conexão direta com servidores por LAN ou conexão direta por IP. Futuramente os jogadores criaram formas alternativas de acessar a lista de servidores através de modificações.

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Atualmente o jogo é adquirido somente através da plataforma GoG, por cerca de R$ 20, certamente um valor simbólico pelas incontáveis horas de diversão que o game proporciona.

Então se você procura uma boa opção de D&D, mas está longe dos amigos, a busca incessante por um bom mestre ainda não deu resultados ou até mesmo procura uma opção mais casual que requeira um pouco menos de preparação, Neverwinter Nights é uma ótima pedida pra diversão singleplayer e melhor ainda se houver os amigos pra jogar junto.

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