Papo Reto #V: Dificuldades para o rpg no mundo moderno

Enquanto pensava em uma matéria para o blog, resolvi perguntar à uma amiga se ela sabia o que é rpg de mesa, a resposta foi que sim, mas que ela não se interessava, fiquei curioso e perguntei o motivo do desinteresse, ela disse que na verdade apenas sabia da existência e que não se interessava pois não tinha tempo para jogar. Assim conclui minha linha de pensamento sobre os maiores limitantes para o rpg de mesa no Brasil e talvez no resto do mundo, hoje em dia.

Tempo, informação e grupo, esses são ao meu ver, os maiores limitadores para à prática. Como um simples redator de um blog de rpg, tentarei nas linhas a seguir apresentar um caminho para que vocês leitores possam fugir de tais problemas.

Informação

Temos que todos os problemas estão no fim interligados, mas começaremos por “Informação”.

É incrível como alguns dizem que o rpg está morto, diante de lançamentos anuais de conteúdo diverso, eventos acontecendo em todo o Brasil, novas pessoas descobrindo à prática diariamente, mas é verdade que o rpg não é mais a mesma coisa de antes, com à inovação dos jogos eletrônicos, facilidade para jogar single ou multiplayer e à vida moderna que faz com que as pessoas andem cada vez mais ocupadas e distantes umas das outras, realmente podemos ver que perdemos grandes quantidades de potenciais jogadores. Mas o que limita mesmo é à desinformação, afinal de contas, não tem como você achar tempo e amigos para jogar rpg se você não sabe o que é rpg ou que ele ao menos existe!

Para tal problema, deixo à solução de nós como comunidade jogadora, levarmos o rpg para quem ainda não conhece, seja abordando um amigo para falar do assunto, promovendo eventos, debatendo e incentivando seu uso educativo nas escolas, sendo reais divulgadores do rpg e sua cultura.

Grupo

strangerthingstheparty

Como falei, todos os problemas estão interligados, então se você fez sua parte no primeiro problema, agora você deve ter um grupo de pessoas interessadas em conhecer melhor e jogar, aí cabe à você fidelizá-los nesse mundo, sendo o mais experiente, inicie como mestre, faça uma aventura divertida, deixe os jogadores se soltarem e descobrirem por si só os prazeres do rpg, o mais importante aqui e em qualquer outro momento jogando, é fazer todos se divertirem. O rpg não é um playground do mestre onde ele constrói toda história sozinho e pune quem tenta agir diferente do planejado, eu sei que como mestre é difícil planejar longas campanhas e ver os aventureiros destruírem tudo em 1 hora de jogo, já vi mestres iniciantes desistirem de mestrar por causa de tais acontecimentos, foi uma luta para fazer um amigo voltar à mestrar.

Tempo

Se você preparou à aventura, tem os jogadores interessados, fichas prontas, para começar basta achar um tempo na agenda de todos. Sei que nem todos são tão jovens, precisam trabalhar, estudar, cuidar da família entre outros, mas acredito que sempre caiba um dia, nem que apenas duas vezes no mês, para se reunir com amigos e aproveitar esse tempo junto. Mesmo que não seja possível jogar presencialmente, ainda contamos com skype, discord, rrpg e outras ferramentas para jogar online. Meu grupo da época de colégio anda meio parado, faz 2 anos que saí do colégio e esse grupo vinha perdurando desde 2012, com mudanças e evoluções até chegarmos em um grupo mais ou menos fixo. Mesmo com todos trabalhando ou fazendo faculdade, encontrávamos um tempo pra jogar aos domingos ou feriados, quando todos conseguiam colocar suas folgas no mesmo dia era uma festa, mas como nem sempre era possível, tínhamos que jogar com um ou dois a menos, o que fiz foi procurar mais gente interessada em jogar e disseminar a palavra do rpg. Consegui juntar mais jogadores para que pudèssemos sempre estar jogando, e o grupo ia bem até um probleminha acontecer. Mas estou perturbando o mestre e creio que em pouco tempo poderemos voltar a jogar!

screenshot11_imagem
Jogando online pelo RRPG
Anúncios

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s