Papo reto VIII – Manual para lidar com jogador chato

Todo mundo já teve aquele jogador chato na mesa, aquele que até mesmo atrapalha mais do que diverte a todos, portanto, vamos falar sobre alguns desses tipos de jogadores e como acho que podemos lidar com eles.

Como jogador

Como jogador, não há muito que você possa fazer além de conversar com ele, ou quem sabe até mesmo levar sua reclamação direto ao mestre, afinal o objetivo é se divertirem todos em conjunto, e não esse jogador mala sozinho.

Como mestre

Como mestre você tem o poder de lidar com esse jogador de maneira mecânica no rpg, ao invés de ir diretamente conversar com ele, mas é claro que uma boa conversa não está dispensada quando se faz necessária.

 

fantasy-hd-wallpaper-38.jpg
Jogador combado lv 1
  • Jogador combado: Esse tipo de jogador é muito chato e atrapalha no nivelamento dos combates, ele busca em 50 manuais diferentes como criar o personagem mais roubado de todos, que em um ataque mata o boss da sua primeira dungeon, detalhe: enquanto todos ainda estão lv 1. Para lidar com esse fdp jogador, uma estratégia que recomendo é ocupá-lo durante as lutas, assim seu grupo vai ter chance de ter um combate justo e divertido enquanto o chato vai ter o combate que ele merece. Você pode botar um monstro mais forte em específico para lidar exclusivamente com ele ou colocar vários fracos, quem sabe deixá-lo lutando contra 30 lacaios que surgiram na sala do boss e deixar o resto do grupo para enfrentar o desafio do seu nível.
  • Jogador questionador: Esse jogador não aceita nada como é, ele vai questionar o porquê de o rei ter convocado aventureiros desconhecidos para uma missão ao invés de enviar o exército real, ele vai perguntar porque o mago poderoso de 20 nível solicitou missões a um bando de novatos aventureiros e etc. O bom é que facilmente você lida com esse jogador, basta dar desculpas ou justificativas plausíveis para algo estar acontecendo de tal forma, não precisa elaborar, pode ser de improviso, basta lembrar o motivo e talvez você tenha até mesmo um gancho para outra aventura.
  • Jogador “Troll”: Esse desgraçado jogador só quer te fuder e acabar com sua aventura se divertir sem pensar nos outros, ele sabe que aquele npc é importante vivo para que a trama continue, por isso ele vai matá-lo. Ele viu que se recusar o pedido de ajuda na estrada, os npcs vão morrer e a aventura vai ser prejudicada, e é o que ele faz. Ele até mesmo sabe que se ele vender o item que conseguiu na última aventura, ele acaba toda uma campanha épica, e é isso que ele sempre vai fazer. Para lidar com ele você vai precisar ter uma boa ideia de o que você queria fazer com a aventura e como contornar a situação, talvez a atitude que ele tomou dê uma reviravolta ainda maior na aventura, quem sabe gerar aventuras novas decorrentes do resultado inicial, ou seja: foca na criatividade e improviso!
  • Jogador off-topic: Esse player acha que a sua aventura está chata, talvez o personagem dele já tenha feito a ação e ele não se interesse pelos outros, ou a campanha não está tão divertida quanto ele esperava, e portanto, ele vai querer conversar sobre outros assuntos enquanto o mestre narra. Você como mestre deve perceber e conhecer os motivos que levam o jogador a agir assim, então trabalhe esses motivos na sua mesa. Ele acha que está chato? Pergunte a ele o motivo e que sugestão ele daria para deixar a campanha melhor. Ele não tem interesse pelos acontecimentos que não sejam protagonizados pelo personagem dele? Bote acontecimentos importantes na hora que ele não tiver prestando atenção, quem sabe uma dica sobre o inimigo que poderia preveni-lo de tomar muito dano.

Tudo depende do seu jogo de cintura para lidar com estas situações. Durante sua vida como jogador ou mestre, em vários momentos você vai encontrar um jogador chato, ele talvez até seja do seu grupo fixo, então esteja preparado e saiba jogar com a história de maneira a não desperdiçar todo o trabalho feito ou estragar a diversão de todos.

Lembrou de algum tipo de jogador chato que está faltando? Tem alguma dica de como lidar com eles? Deixe nos comentários e quem sabe poderemos fazer a parte 2 com a ajuda de vocês!

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s