Papo Reto X: Rpg de mesa – Como jogar

Eu nunca havia pensado em escrever um post sobre o assunto, parece algo tão simples, tão fácil que não precisava nem tocar no assunto, mas depois de perceber que muitas vezes quando eu perguntava a alguém se jogava rpg e a resposta era negativa, ela vinha me perguntar o que era, como fazia para jogar, e minhas respostas eram sempre curtas ou vagas e eu não conseguia realmente transmitir o que era o rpg. Por isso, a simplicidade do tema que antes eu via como desvantagem, se provou ser um desafio e com um diferencial que permite torná-lo mais acessível.

Meu objetivo aqui é trazer uma resposta satisfatória e que eu possa linkar quando me fizerem novamente essa pergunta. Afinal de contas, todo mundo passa pelo início um dia, e não é por isso que devem ser esquecidos os iniciantes, mas sim incentivados.

O que é RPG de Mesa

unepic-pc-role-playing-game-1.jpg

RPG é uma sigla que representa o termo Role Playing Game, é basicamente um jogo de interpretação de personagens, algo tão simples, mas ao mesmo tempo divertido pela sua capacidade de criar histórias limitadas unicamente pela criatividade dos jogadores. É normalmente um hobby, mas a profissionalização do rpg é algo cada vez mais visto, devido ao número de funções existentes e a dedicação de muitos para tornar algo cada vez melhor.

Como jogar RPG de Mesa

role-playing-games-1.png

Muitos usam manuais de regras, mapas, miniaturas, mas se você está começando e não tem dinheiro, não se preocupe, você só precisa de criatividade e alguns amigos interessados em jogar juntos. Até os amigos podem ser encontrados online em grupos sobre o tema, então não venha dizer que não tem como jogar. Um dos amigos terá que ser o mestre, ele representará o papel dos npcs (personagens não jogáveis) e agirá como a força por trás do mundo, os personagens dos outros jogadores serão os protagonistas da história que será contada em conjunto com os personagens e o mestre. Saiba que aqui não existe isso de ganhar ou perder, todo o grupo deve focar em trazer o máximo de diversão possível e isso que importa, todos vencem se todos se divertirem.

Onde encontrar mais informações sobre o RPG de mesa

cropped-cabec3a7alho.png

Existem blogs, páginas, podcasts, revistas e muito mais sobre o assunto, aqui mesmo no blog falamos de diversos assuntos a cada semana, todos voltados para o rpg. Se você tiver condições para assinar o apoia.se da revista Dragão Brasil, a maior revista de rpg do país, recomendo fortemente o investimento, a partir de 7 reais mensais você receberá a revista. Se quer conteúdo gratuito, alguns sistemas de rpg são disponibilizados de graça pelas editoras responsáveis, como é o caso de 3D&T e Old Dragon. Você terá o manual completo com tudo que precisa para jogar, então não perca tempo e saia agora mesmo atrás de montar sua mesa e marcar a primeira sessão, tenho certeza de que vai gostar. Mas se não tiver confiança ainda, procure eventos em sua cidade e vá ver de perto pessoas jogando e experimente também.

Como morador de Fortaleza eu posso indicar alguns grupos locais, se vocês souberem e poderem contribuir com grupos de sua cidade nos comentários, será de grande ajuda. Quanto mais o rpg crescer, mais ganharemos em todos os sentidos para o hobby.

Links de grupos de Fortaleza e região metropolitana:

Covil do rpg

Vila do rpg

Caern do capote uivante

Link para podcast de uma mesa:

Podcast – Nordeste Sombrio #1

Adaptando obras para rpg:

Adaptando obras para rpg de mesa

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s