Papo Reto XI: Acabou…acabou?

Hoje o Papo Reto da continuidade ao texto melancólico sobre os sentimentos sobre o ato de começar uma nova aventura, mas desta vez falaremos sobre o contrário. Aqui os meus devaneios (sentimentais e um pouco poéticos) sobre o final das grandes aventuras.

Antes eu havia escrito sobre a sensação de se começar uma nova aventura. Começar algo por si só já é difícil, a incerteza do futuro deixa a gente um pouco receoso quando começamos as campanhas, mas depois que pegamos embalo não queremos que acabe nunca.

Passamos dias, meses ou anos em uma campanha, as vezes interpretando outros personagens (porque sem querer a gente tira aquele erro crítico no dado e acabamos morrendo para uma galinha, natural), nos apegamos a um mundo e as suas figuras importantes, mas o mais impactante é saber que atual situação do cenário em que joga é um resultado direto de suas ações.

Quantas vezes nós não pensamos “E se nós tivéssemos recusado a recompensa de matar o dragão e ter ido fazer outra coisa?”, quando sou o jogador eu penso bastante nisso, penso ainda mais quando sou o mestre. Cogitar todas as possibilidades, mas sempre desejar que os jogadores sigam o caminho que você escolheu, chegando então no dia em que seu grande arco seja concluído.

Todas aquelas horas de planejamento. Os dias, tardes e noites aproveitadas em jogo, indo de aventuras simples como escoltar caravanas até momentos gloriosos como comandar cercos e derrubar criaturas colossais. Imaginar estas e muitas outras cenas enquanto joga e vê-las novamente nos sonhos. Vínculos de amizade que surgem no campo dos dados são muito fortes, tanto entre os personagens quanto entre os jogadores, mas quando chega o momento de se colocar um ponto final nas suas lendas ficamos com um breve medo de tudo acabar por ali, de aquela ser a última vez que você vai rolar os dados com aquelas pessoas e fingir tomar uma garrafa de hidro mel na taverna imaginaria, mas sabemos, bem lá no fundo, que não acaba ali, ou melhor, nem se quer acaba. Um aventura nunca acaba, ela apenas continua em outros dados.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s