Papo Reto XII: Storyteller, um sistema para contar histórias

Apesar de sistemas como D&D serem bem mais populares, o Storyteller e posteriormente o Storytelling, não deixam nada a desejar, carregando uma legião surpreendente de fãs.

Jogos como Vampiro a Máscara ou Lobisomem o Apocalipse se mostram ótimas escolhas para uma diversão em grupo mais focada em construir histórias e narrativas, dando atenção especial à interpretação dos personagens ao invés dos combates frenéticos e luta por experiência bem presentes em rpgs mais comuns.

img_e01c6c19a29e60991c00aafeabb68ad8

As dicas aqui são:

  • Não seja tímido, interprete seu personagem e entre no clima da história, mesmo que fazer isso em público às vezes pareça ser ridículo.
  • Crie um bom background para seu personagem, é isso que definirá muito da personalidade e maneira como ele vê o mundo antes e depois de ter sido transformado.

O Sistema

O sistema Storyteller foi criado pela editora White Wolf, próximo ao início dos anos noventa, e apresentou diversos títulos que até hoje em dia são considerados clássicos e adorados por um diverso público, já o Storytelling veio em 2003 como um sucessor direto, trazendo novos títulos que seguem a mesma linha dos anteriores, foi basicamente uma evolução natural, mesmo que muitos jogadores mais antigos prefiram os clássicos.

Ambos utilizam o d10 como dado principal em contrapartida aos d20 tradicionais e ocorrem no cenário Mundo das Trevas ou Novo Mundo das Trevas.

banner10
Mundo das Trevas

Títulos mais famosos

vamp_mascara_requiem1

  • Vampiro: A Máscara (1991)
  • Lobisomem: O Apocalipse (1992)
  • Mago: A Ascensão (1993)
  • Vampiro: O Réquiem (2004)
  • Lobisomem: Os Destituídos (2005)
  • Mago: O Despertar (2005)

Conclusão

Admito que apesar de ter jogado algumas campanhas de vampiro, não sou o melhor para falar de Storyteller ou Storytelling, portanto deixarei um link para a matéria do blog Mundo das Trevas. Boa leitura e boas aventuras!

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s