Papo Reto XV: O RPG Nacional – Um amplo panorama

O cenário de rpgs e editoras nacionais é bem amplo, e agora vou te relembrar sobre os motivos para termos orgulho do nosso cenário de rpg nacional.

Editoras nacionais

jambo

Jambô, Redbox, Daemon, Devir, Pensamento Coletivo, New Order e Retropunk, entre outras, são algumas das editoras nacionais de rpg que vem enriquecendo nosso mercado com títulos cada vez mais instigantes e diferenciados.

pj7qU5wg

Se você quer se divertir sem limites, todas elas oferecem oportunidades imensas com seus lançamentos.

maxresdefault

Muitas delas trazem títulos estrangeiros, e às vezes desconhecidos para o Brasil, fazendo a tradução e publicação no país, com muito desses tendo obtido um enorme sucesso através de editoras brasileiras, como Numenera, Lenda dos 5 anéis, Savage Worlds, Dragon Age, Guerra dos Tronos.

Five-legend-rings-ed-800x445

Rpgs nacionais

Seja trazendo títulos de fora, ou com seus próprios, o que não falta é diversão, você com certeza vai achar aquele que vai ter um lugar especial no seu coração, mas focando em rpgs brasileiros, vamos a alguns exemplos do que temos disponível.

  • Old Dragon – Típico rpg medieval que lhe leva de volta ao começo, um rpg mais raiz que lembra os clássicos.imagem-central-post.jpg
  • Space Dragon – Trazendo tudo que o Old Dragon sempre forneceu, mas agora no espaço, baseado nos títulos de ficção científica retrô. O Space Dragon estará até dia 15 de março com um projeto no Catarse para financiar seu lançamento, corra que ainda dá tempo de ajudar e conseguir recompensas especiais.packshot.jpg
  • Tormenta Rpg – Meu cenário favorito, riquíssimo em história e sumplementação, simplesmente uma obra prima do rpg nacional. Viva um mundo cheio de conflitos e além de tudo assombrado pela temida tormenta, desbrave um universo onde os deuses estão presentes e a magia é abundante.banner_TRPG.png
  • 3D&T Alpha – O cenário que me ensinou o que é rpg de mesa. Totalmente genérico, feito para você viver qualquer aventura que desejar, independente do estilo. Inspirado pelos animes e tokusatsos que todos amamos, onde só o que lhe limita é sua imaginação.banner_3DeT.png

Um caso á parte:

A Bandeira do Elefante e a Arara, apesar de se passar no Brasil, e ser um rpg nacional, o mesmo é baseado nas obras do autor norte-americano Christopher Kastensmidt, obras que lhe renderam uma final no prêmio Nebula.

  • A Bandeira do Elefante e a Arara – Viva aventuras no Brasil colonial, enfrente criaturas do nosso imaginário popular e enfrente um Brasil que você nunca viu antes.DEV333121.jpg

Produtos e mídias relacionadas

Além de publicar muitos rpgs no país, muitas dessas editoras e outros blogs produzem conteúdo de qualidade relacionado, como podcasts, suplementos, tirinhas, revistas, lives e etc…

Como blogs, fora a Toca, é claro, deixo aqui minha recomendação para a Confraria de Arton, o Rpgista e o Rpgnotícias.

Para lives de campanhas, a recomendação fica para o rpg das minas, guilda do macaco e AzeCos.

maxresdefault (1)
Rpg das minas

A própria Toca do Bodão publica suplementos para old dragon, assim como a redbox, e faz traduções para D&D, além de outros projetos que temos em mente.

Deixo recomendado aqui, como sempre, a revista Dragão Brasil, da Jambô editora, que está de volta depois de uma longa pausa nas publicações. Para assinar você pode pagar a partir de 7 reais mensais para ter acesso à uma edição mensal e um podcast mensal dos mesmos.

01

O post vai ser cheio de links, então se prepare para acessar todos abaixo!

Editoras:

Redbox editora

Jambô editora

Devir

Daemon

New Order editora

Retropunk

Pensamento Coletivo

Catarse do Space Dragon:

Space Dragon

Títulos gratuitos:

Old Dragon

3D&T Alpha

Apoia-se da Dragão Brasil:

Revista Dragão Brasil

Blogs:

Toca do Bodão

Rpgista

Confraria de Arton

Rpg Notícias

Lives:

Azecos

RPG das Minas

Podcasts:

Podcast – Nordeste Sombrio #1

Dado Viciado

Anúncios

4 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s