Referência Cultural I: Drácula de Bram Stoker

Drácula, do autor Bram Stoker, é considerada uma dos três grandes clássicos do horror, junto de Frankenstein e O Médico e o Monstro. E tanto o livro quanto o filme, tem seus méritos apesar de a história diferenciar levemente. É neste título que somos apresentados ao vampiro Conde Drácula, e a partir dele que teremos uma fama mundial dos vampiros na literatura.

Bram-Stoker-Dracula-1.jpg

Resumo

A história se passa em cartas mandadas pelo Advogado inglês Jonathan Harker à sua até então noiva, Mina Murray, e posteriormente nos relatos de Mina ao seu diário.

E apesar de o romance datar de 1897, terminarei o resumo aqui, para não correr o risco de dar spoilers à quem ainda não leu.

Influência

dracula-lugosi
Bela Lugosi como Drácula

O sucesso do livro pode ser visto em todas as obras vampirescas que vieram posteriormente, Drácula se torna o vampiro mais famoso de toda literatura e com certeza, o mais importante. Além de ter entrado para o Guiness Book como o monstro fictício com maior número de aparições, diretas ou indiretas, na mídia.

Vários filmes e obras derivam-se diretamente deste romance, neste livro somos apresentados ao Doutor Van Helsing, que posteriormente ganharia histórias próprias no imaginário popular.

Abraham_Van_Helsing.jpg
Van Helsing, o original

O livro lida de maneira perfeita com o que iríamos ver a seguir através das obras que se inspiraram.

Drácula, praticamente dita como um vampiro se porta, seus poderes e suas fraquezas, é a Opus Maximus quando se refere ao tema.

Drácula foi retratado em diversos filmes, inclusive em um célebre filme de Francis Ford Coppola, cujo título no Brasil é Drácula de Bram Stoker. O filme recebeu vários prêmios, incluindo Oscars, em figurino, efeitos sonoros e maquiagem.

Tanto o Livro quanto os filmes merecem sua atenção se você gosta de vampiros, na verdade, chega a ser imprescindível que você leia e assista esses títulos se você joga Vampiro A Máscara ou O Réquiem.

Adaptando para sua campanha

5164123-dracula
Drácula, um perfeito Ventrue

Drácula é o exemplo perfeito de um vampiro do clã Ventrue, sempre bem-vestido e esbanjando suas posses. Ler o livro ou assistir os filmes que se referenciam a ele, te dará uma noção de vários aspectos de clãs vampíricos e, com certeza, agregará na hora de sua interpretação. Esta não é a única obra que você precisa assistir se você joga vampiro, mas com certeza, é a mais importante.

ventrue_by_wycked.jpg

Anúncios

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s