II Encontro Literário na Taverna do Dragão

O segundo encontro literário da Taverna do Dragão aconteceu essa quinta (08/03), e o tema abordado dessa vez foi literatura fantástica.

WhatsApp Image 2018-03-10 at 23.26.26.jpeg

A Pauta

De J R R Tolkien a George R R Martin, vários nomes clássicos da literatura fantástica foram citados, suas histórias contadas e suas obras debatidas e expostas para quem ainda não conhecia, tentamos fugir de spoilers, mas deve ter saído um ou outro. Eu estava lá e dos autores citados admito que não tinha interesse em ler Terry Pratchett, no máximo tinha curiosidade pelo universo de Discworld, mas após uma bela introdução dada a todo o cenário de Discworld, percebi o quanto estava perdendo por ainda não ter lido tais obras.

WhatsApp Image 2018-03-10 at 23.26.26 (2).jpeg

Ainda abordamos o cenário nacional de autores de fantasia, com os nossos próprios grandes nomes da literatura fantástica como Raphael Draccon, Leonel Caldela (Um dos integrantes do novo trio tormenta, e autor de uma série de livros que se passa em Arton) e Eduardo Spohr, todos esses, inclusive os não citados, que me fazem ter orgulho da literatura fantástica brasileira, temos nomes incríveis de diversos tipos literários diferentes, mas não citarei para não me estender.

WhatsApp Image 2018-03-10 at 23.26.26 (3).jpeg

Tenho de dizer que fugimos um pouco da pauta, eu mesmo aproveitei para indicar Bernard Cornwell a quem não conhecia, e também recomendar a leitura da Crônica do matador dos Reis de Patrick Rothfuss, apesar de que esse sim, escreve literatura fantástica e eu não poderia deixar de fora. Por fim lemos um prólogo de uma história escrita por um dos participantes que estava em busca de ganhar mais referências e dicas para seu livro. Foi uma pauta vasta e completa da maneira possível, já que o tempo é um grande limitante.

O Debate

36899078_303
Professor Tolkien

O debate levou cerca de três horas e eu poderia descrever em três palavras como divertido, informativo e completo. Sempre é gostoso debater literatura e falar de seus autores favoritos e as obras que estão no seu coração. Passamos uma hora inteira falando de Tolkien, todos estavam muito animados e não percebemos o tempo passar. Era legal ver como cada um conseguia contribuir de uma forma para o debate, seja com curiosidades, dicas, relatos próprios ou paixão por uma obra ou autor.

o-nome-do-vento-trilogia-o-matador-de-rei-D_NQ_NP_760201-MLB25972642575_092017-F.jpg
Novo clássico da literatura fantástica

O Evento

Esperamos fixar como um evento quinzenal e estarmos sempre presentes para debater os mais variados tipos de literatura, seja nacional ou internacional. E eu verdadeiramente espero que mais eventos do tipo surjam para disseminar e fomentar cada vez mais a leitura no Brasil, que infelizmente não tem um dos melhores resultados no país.

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s