Papo Reto XVI: O fênomeno dos podcasts de rpg

A primeira vez que eu ouvi falar sobre podcasts de rpg foi com o nerdcast, era ainda a época que os mesmos não eram aventuras narradas, mas simplesmente debates sobre algum assunto ou lembranças das épocas que jogavam. Até que eles lançaram o primeiro nerdcast que realmente era uma aventura de rpg com o título “O bruxo, a princesa e o dragão”, e ali, a meu ver, foi o grande boom dos podcasts de rpg.

podcast_251_tit

Podcasts

Os podcasts sempre foram uma mídia de público de nicho, até que alguns podcasts vieram no intuito de popularizar o gênero, como o não ouvo. Hoje em dia temos podcasts de todos quantos são os assuntos e infinitas opiniões diferentes sobre os temas abordados. Não podia ser diferente com os de rpg, muitos são os que eu posso citar, mas os que citarei no decorrer da matéria são:

– Nerdcast

– Não ouvo

– Podcast Dragão Brasil

– Dado viciado

 

Nerdcast – A elite

NERDCASTESPECIALRPG_FINAL-1210x544

Áudio perfeito, sonorização espetacular, centenas de horas de trabalho e um influenciador de muitos que vieram depois, além de ter servido para introduzir muitos jovens no mundo do rpg de mesa, eu mesmo já utilizei trechos do podcast para explicar para amigos meus que ainda não entendiam bem um rpg, como ele funciona. Atualmente eles lançam todo fim de ano um exemplar e no ano de 2018 terminarão sua terceira trilogia de rpg, dessa vez inspirado nas histórias de H.P. Lovecraft.

Não ouvo – O do povo

RPJDIGITALINFLUENCER001thumb.jpg

Tentando ir de maneira contrária a onda do nerdcast de rpg, o não ouvo se propôs a fazer seus rpjs, acrônimo que significa role playing jogo, trazendo toda a brasilidade para o universo dos rpgs, aqui as histórias não falam de monstros lendários, magos poderosos, terrores sobrenaturais ou distopias futuristas. O não ouvo se propõem a fazer rpgs para o povo em geral, onde as aventuras se baseiam em um natal em família, uma viagem para uma casa de praia ou até mesmo um garoto cujo o sonho é se tornar youtuber. Aqui o humor vai além de tudo, muitos dos membros não sendo jogadores originais de rpg, se divertem ainda mais com todas as mecânicas e situações que um rpg criativo pode gerar.

Podcast Dragão Brasil – O técnico

2l1BfdJ.png

Por que o técnico? Bem, apesar de não definir bem a vibe de todo o podcast, o podcast é formado pelos autores dos trios tormentas, e apresenta vários debates sobre assuntos relevantes tanto para jogadores quanto mestres de rpg, desde dicas básicas à opções de mecânicas para levar sua mesa a um outro patamar de diversão. Apesar de tudo, o podcast não é chato como pode parecer para alguns, todos os participantes são engraçados e se divertem enquanto gravam o programa, trazendo um tom relaxado para todo o podcast, carismáticos e divertidos, os trios tormenta são uma ótima opção para debater assuntos relevantes para sua mesa.

Dado viciado – A promessa

dvcast_01-1026x500.png

Bom, estou falando do dado viciado porque recentemente conheci esse podcast que ainda está no número cinco e todos aqui da toca que ouviram, se divertiram muito com o podcast. Acredito que se continuarem com essa maneira simples e divertida de debater assuntos comuns de rpgs, o podcast do dado viciado em breve terá uma fama ainda maior, como um dos nomes a ser referenciado quando se falando do tema rpg.

Conclusão

Sendo o podcast uma mídia relativamente mais barata para ser produzida e simples de ser consumida, a tendência é cada vez mais vermos podcasts de rpg surgindo com cada um mostrando sua maneira de ver ou trabalhar um assunto, trazendo muita lenha para discussões e dicas essenciais para mestres ou jogadores iniciantes. O cenário nacional só tem a crescer com isso.

Links:

Nerdcast rpg

Não ouvo rpj

Dragão Brasil

Dado viciado

Podcast – Nordeste Sombrio #1

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s