Tomos do conhecimento #4: Magic The Gathering e as cores de mana

Para dar início à nossa série sobre Magic The Gathering, um pouco extraído do apêndice de Viagem Planar: Ixalan.

Cores de mana

Todos os planos do Multiverso de Magic são completamente tomados pela mana-a energia que alimenta a mágica em todas suas formas. Mana é essencialmente ligada ao mundo físico, e diferentes tipos de terreno produzem diferentes “cores” de mana. A maioria dos magos se especializa em usar uma ou talvez duas cores de mana, e nos tipos particulares de efeitos mágicos que a mana pode criar.

cores de mana

Cores e reflexos de uma cor

Cor é um princípio organizacional fundamental no Multiverso, intimamente ligada a tudo, desde geografia física à personalidade humana. O seguinte são apenas algumas das correlações entre cores e aspectos da existência.

•Terras: Diferentes tipos de terrenos geram mana de diferentes cores. Por exemplo, montanhas produzem mana vermelha, enquanto planícies produzem mana branca.

magic montanha

•Princípios Filosóficos: Cada cor é associada a um conjunto de ideais, valores, e princípios. Branco é conectado com proteção e ordem, e verde com vida e natureza.

magic planíce

•Efeitos Mágicos: Diferentes cores de mana são usados para dar poder a diferente tipos de feitiços. Feitiços de fogo, raios, e velocidade de saque em mana vermelha, enquanto magias de água, gelo, e mente usam mana azul.

•Raças e Criaturas: Humanos são excepcionais no caso deles não terem aptidão ou afinidade para nenhuma cor de mana em específico. Para as outras raças, e mesmo para criaturas inconscientes, a conexão é muito forte. Elfos, por exemplo, são tipicamente alinhados ao verde. Eles usam mágica da natureza, e eles valorizam coisas como harmonia, estabilidade e comunhão. Hidras também são alinhadas ao verde, e mesmo que elas não usem mágica e não tenham valores — elas podem ser vistas como representantes desses valores. Então se você deseja invocar uma Hidra, você usará uma magia verde para fazer isso.

magic hidra

•Essência Metafísica: Algumas vezes mágica ou mesmo emoções poderosas podem mudar a natureza de pessoas ou criaturas de uma maneira que altere o seu alinhamento de cor. Uma poderosa maldição pode alterar alguém de alinhamento verde para alinhamento preto (ou ambos, um alinhamento verde e preto). Uma terrível perda que estimule alguém à vingança pode adicionar vermelho para o alinhamento da pessoa-temporária ou até mesmo permanentemente.

•Traços de personalidade: Diferentes cores de mana são associadas com diferentes qualidades da personalidade. Portanto deve ser natural que uma pessoa guiada pelas emoções, criativa e energética, use mana vermelha; ou talvez usar mana vermelha traga essas qualidades em uma pessoa. Mais comumente, o efeito acontece de ambas maneiras. O alinhamento de cor de um personagem ou de uma criatura, é uma espécie de demonstrativo de sua personalidade, alinhamento, e capacidade factual-os tipos de efeitos que isso cria com sua magia ou através do seu comportamento.

magic chandra

Roda das cores

Múltiplas cores: Muitos magos, especialmente planinautas, costumeiramente usam duas ou mais cores de mana. Em alguns mundos, pares ou trios de cores tem uma identidade tão forte que são manifestadas no mundo. As guildas de Ravnica, por exemplo, são cada uma alinhadas à um par de cores de mana específico, e cada um dos clãs de Tarkir usam três cores.

magic rakdos

E algumas terras produzem mana de mais de uma cor, então um lago montanhês pode produzir ambas manas vermelha e azul. Pares de mana similares sugerem certos princípios, criam certos efeitos mágicos, e favorecem certos traços de personalidade.

magic lago montanhês

Baseado na roda das cores, é possível falar de duas cores de mana até mesmo como “aliadas” (adjacentes uma com a outra na roda) ou “inimigas” (separadas por outra cor). As cores aliadas do branco são o verde e o azul; e suas cores inimigas são preto e vermelho.

Magic círculo das cores de mana

Isso não significa que criaturas associadas com cores aliadas estão necessariamente do mesmo lado de qualquer conflito, ou que criaturas associadas com cores inimigas são verdadeiramente inimigas. Mas se o conflito surge-por exemplo, em um grupo de aventureiros-é mais fácil de surgir entre um personagem alinhado ao branco e um aliado ao vermelho do que entre um alinhado ao branco e um alinhado ao azul. Esse é o resultado natural de diferentes personalidades e princípios associados com cada cor. Um personagem alinhado ao branco pode colocar muita pressão no valor da lei e ordem, e de trabalhar em conjunto à um objetivo em comum. Um personagem alinhado ao vermelho valoriza liberdade e individualidade.

Caso queira acessar o pdf completo de Viagem Planar: Ixalan. O link estará abaixo:

Links:

Viagem Planar: Ixalan

Anúncios

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s