Tomos do conhecimento #5: Guia histórico de Tormenta RPG para você se situar

Tormenta Rpg possui uma ampla variedade de histórias, romances, hqs, e uma linha do tempo bem robusta. Para facilitar aos apreciadores do universo de Arton, resolvi catalogar e indicar os momentos de cada história para que uma linha temporal fique mais visível.

Romances e HQs

tor-idm.jpg

  • A trilogia tormenta (“O inimigo do Mundo”, “O crânio e o corvo”, “O terceiro deus”), se passa um pouco antes da época “atual” vista como 1410 na edição revisada do manual lançada em 2013.

holly.jpg

  • Holy avenger se passa na época das buscas pelos rubis da virtude para a então regeneração do Paladino que estava morto, tudo isso em meados de ~1400.

ledd.png

  • Ledd é uma mangá que trata das aventuras do jovem Ledd que não lembra do seu passado e nem de quem ele é, a saga retrata a busca de Ledd por sua essência enquanto tem de enfrentar as forças militares de Yuden.
a-joia-da-alma-jambô-editora-post-cosmonerd-capa
A joia da alma
  • A joia da alma, o novo romance para tormenta, conta a história de Christian, um Aventureiro experiente que planeja se aposentar e curtir os frutos do seu trabalho durante a vida, mas antes disso, uma última missão se apresenta, e ele terá que cumprir ela para alcançar a paz de sua aposentadoria.

eles-dançam-sobre-nós-logo.jpg

  • Eles dançam sobre nós é uma série de contos que foi criada para acompanhar o Mundo dos deuses, mas acabou ficando de fora pelo tamanho do conteúdo, e agora vem sendo disponibilizada gratuitamente no site da Jambô.

Linha do tempo

A linha do tempo de tormenta é bem complexa e extensa, sendo abaixo a mesma retratada no manual de Tormenta Rpg – edição revisada, lançado em 2013.

  • 7 bilhões de anos atrás. O Nada e o Vazio se unem para gerar Arton e os vinte deuses maiores que formariam o Panteão.
  • 7 a 5 bilhões de anos atrás. Azgher, o Deus do Sol, e Tenebra, Deusa da Escuridão, lutam entre si. A luta termina empatada. Arton recebe doze horas de luz e doze horas de escuridão.
  • 1 bilhão de anos atrás. Uma lágrima de Lena, a Deusa da Vida, preenche os oceanos com as primeiras criaturas vivas. O Grande Oceano molda essa vida em infinitos seres, incluindo os elfos-do-mar.
  • 700 milhões de anos atrás. Moldados por Allihanna, a Deusa da Natureza, os seres vivos se arrastam para a terra firme.
  • 300 milhões de anos atrás. Surgem os dragões, esculpidos por Kallyadranoch.
  • 260 milhões de anos atrás. Começa o Reinado de Megalokk, o Deus dos Monstros. Monstros, dragões, dinossauros e outras bestas gigantes dominam Arton.
  • 65 milhões de anos atrás. Os deuses unem-se contra Megalokk, fulminando seus monstros. Os dragões recolhem-se, reduzindo sua influência direta sobre o mundo.
  • 57 milhões de anos atrás. Nascidos de Glórienn, surgem os elfos terrestres, em uma região distante e desconhecida.
  • 22 milhões de anos atrás. Wynna, a Deusa da Magia, cria o povo-fada.
  • 890 mil anos atrás. Khalmyr, o Deus da Justiça, e Tenebra, a Deusa da Escuridão, se apaixonam. De sua união nascem os primeiros anões.
  • 230 mil anos atrás. Ragnar, um deus menor, cria os bugbears. Seus irmãos Hurlaagh e Graolak criam, respectivamente, os hobgoblins e os goblins.
  • 180 mil anos atrás. Hyninn, um deus menor, cria os primeiros halflings, ludibriando Khalmyr. Os halflings se dividem: os Filhos de Hyninn constroem barcos e partem para o Grande Oceano, e os Amigos de Marah permanecem nas colinas.
  • 160 mil anos atrás. Valkaria cria a raça humana, destinada a desbravar Arton e desvendar os mistérios dos próprios deuses.
  • 145 mil anos atrás. Surge a ilha de Galrasia, arrancada de Vitalia, o Reino de Lena. Ali surgem os primeiros Thera-Psidah (antropossauros).
  • 100 mil anos atrás. Beluhga, Rainha dos Dragões Brancos, é aprisionada por Khalmyr em uma cordilheira. A região congela ao longo dos séculos, formando as Montanhas Uivantes.
  • 90 mil anos atrás. Tauron, Deus da Força, cria os minotauros.
  • 0. A frota élfica chega a Lamnor, o continente ao sul. Os elfos expulsam os hobgoblins de seu território. Fundação da cidade de Lenórienn.
  • 100. Tanna-Toh oferece aos seres humanos o dom da palavra escrita, marcando o início da civilização.
  • 391. Começa o conflito entre hobgoblins e elfos que ficaria conhecido como a Infinita Guerra.
  • 500. O dragão-rei Sckhar funda o reino de Sckharshantallas.
  • 632. Ocorre a Revolta dos Três. Os deuses Tilliann, Valkaria e Kallyadranoch criam a raça lefeu, mais tarde conhecidos como demônios da Tormenta”.
  • 633. Os deuses revoltosos são descobertos e punidos. Tilliann perde seu status divino e enlouquece, Kallyadranoch é totalmente esquecido, e Valkaria é aprisionada em Arton na forma de uma gigantesca estátua de pedra.
  • 700. Sszzaas, o Deus da Traição, dá início a um plano para tomar o controle do Panteão, convencendo os outros deuses a criar os Rubis da Virtude e então os roubando.
  • 750. Khalil de Gordimarr organiza uma expedição ao continente de Ramnor (mais tarde conhecido apenas como Arton).
  • 809. Os anões se recolhem aos subterrâneos, convocados pelo Chamado às Armas, em guerra contra seus inimigos, os trolls.
  • 830. Fundação de Tamu-ra, o Império de Jade.
  • 900. Os orcs escravizam os minotauros. Goratikis organiza um exército de minotauros e lidera seu povo em uma revolta. Os minotauros começam a fundar uma cidade própria.
  • 950. Em Lamnor, ocorre a Grande Batalha. Os derrotados são exilados para Ramnor.
  • 951. Formação do reino de Tapista.
  • 960. Roramar Pruss, uma criança na caravana de exilados, começa a ter visões. Convence os líderes a seguir suas instruções na colonização do novo continente.
  • 1007. O plano de Sszzaas é descoberto pelos demais deuses.
  • Sszzaas é aprisionado por Khalmyr na forma de um avatar. Começa uma grande caçada aos devotos de Sszzaas.
  • 1020. Os exilados de Lamnor encontram a estátua de Valkaria, e fundam a futura capital do Reinado a seus pés. Roramar Pruss é nomeado regente da nação de Deheon. Novas caravanas se formam, rumando para colonizar outros pontos de Ramnor.
  • 1021. Thomas Lendilkar funda o reino de Bielefeld. Jakkar Asloth funda o Condado de Portsmouth. Fundação de Salistick, às margens do Rio Vermelho.
  • 1022. Forma-se a vila de Palthar, onde futuramente será o reino de Namalkah. Começa a surgir o reino halfing de Hongari.
  • 1023. O célebre Cyrandur Wallas parte de Valkaria com uma caravana e inicia uma viagem exploratória pelas Montanhas Uivantes. Alguns colonos decidem ficar ali, em Giluk.
  • 1025. Fundação do reino de Tyrondir. Uma nova caravana, liderada por Jeantalis Sovaluris, separa-se da caravana de Cyrandur.
  • 1026. Fundação do vilarejo de Triunphus, em algum lugar no reino de Sckharshantallas ou arredores.
  • 1030. Fundação do reino de Yuden por Larf Yudennach. Fundação de Altrim e do reino de Petrynia por Cyrandur Wallas.
  • 1031. Morte de Roramar Pruss. Seu filho sobe ao trono de Deheon.
  • 1032. Fundação de Sambúrdia.
  • 1035. Fundação do reino de Tollon.
  • 1037. Thomas Lendilkar tenta invadir a nação de Khubar. Os xamãs de Khubar realizam a invocação de Benthos, Dragão-Rei Marinho, que destrói a costa de Bielefeld.
  • 1038. Fundação do reino de Fortuna.
  • 1040. Tratado de paz com Khubar, agora reconhecido como um reino independente.
  • 1045. Fundação de Nova Ghondriann.
  • 1050. Wortar I, regente de Deheon, envia famílias nobres para colonizar o território a sudoeste, que viria a se tornar o reino de Ahlen. Alguns colonos se separam e fundam o reino de Collen. Surgem as primeiras histórias a respeito de uma terra de fadas nos confins de Sambúrdia.
  • 1051. O grande mago Karias Theuderulf descobre fenômenos causados por áreas de magia selvagem na costa a sudeste de Deheon.
  • 1056. Fundação de Wynnla, o Reino da Magia, por Karias Theuderulf.
  • 1065. Primeiro uso do nome Namalkah.
  • 1075. Guerra civil em Deheon. Yuden conquista os reinos de Svalas e Kor Kovith.
  • 1076. Fim da guerra civil em Deheon. O novo regente integra a maior parte dos reinos à coalizão, com a ajuda da Igreja de Marah. A expansão de Yuden é contida.
  • 1082. Início da república em Tapista.
  • 1085. Fundação do reino de Lomatubar. Início das Guerras de Lomatubar, entre humanos e orcs.
  • 1088. Talude, o Mestre Máximo da Magia, chega a Arton.
  • 1094. Fundação do reino de Hershey. Primeiros contatos com Tapista.
  • 1095. Fundação da Grande Academia Arcana, em um semiplano oferecido a Talude por Wynna.
  • 1103. Fugindo de Sambúrdia, muitos colonos entram em conflito com bárbaros que adoram a imagem de um dragão. Intervenção de Sckhar, destruindo duas vilas e a maioria dos colonos invasores.
  • 1107. A Ordem de Sszzaas é extinta, mas os Rubis da Virtude continuam desaparecidos. O fim da Rebelião dos Servos em Sambúrdia leva à fundação de Trebuck.
  • 1109. Concessão do futuro território de Callistia a nobres de Namalkah. Primeiro uso do nome Pondsmânia.
  • 1110. Sambúrdia concede independência ao Reino das Fadas, para alívio da população. A Pondsmânia é oficializada como integrante do Reinado.
  • 1114. Callistia se separa oficialmente de Namalkah.
  • 1122. Sckharshantallas é reconhecido como parte do Reinado.
  • 1126. Primeiro ataque do Moóck a Triunphus, devastando a cidade. Concedida à bênção/maldição de Triunphus.
  • 1251. Em Hershey, uma caravana mercantil de Tapista é atacada por saqueadores e massacrada. Início da “proteção” dos minotauros a Hershey.
  • 1252. Os magos Talude e Vectorius se encontram em Malpetrim. Desafiado, Vectorius começa a construção de Vectora.
  • 1279. Fundação de Vectora, o Mercado nas Nuvens.
  • 1290. Fundação da Ordem de Khalmyr e da Ordem da Luz.
  • 1292. Início da construção do Palácio Imperial de Valkaria.
  • 1300. A família Asloth incita a tensão entre tribos bárbaras e o reino de Bielefeld. Deheon intervém, resultando na formação do reino da União Púrpura.
  • 1312. Sartan, um antigo deus maligno, tenta voltar ao mundo, mas é impedido por um grupo de aventureiros. A Praga Coral é liberada sobre o reino de Lomatubar, exterminando os orcs locais e encerrando as Guerras de Lomatubar.
  • 1342. Lorde Niebling, o gnomo, chega a Arton, após aparecer no Deserto da Perdição.
  • 1343. Nasce o futuro Rei-Imperador Thormy.
  • 1349. Os primeiros piratas chegam à ilha de Quelina.
  • 1350. Concluído o Palácio Real de Valkaria. Primeiros contatos formais entre o Reinado e Tamu-ra.
  • 1364. O mais recente eclipse total do sol. Nasce Thwor Ironfist, o futuro general bugbear. Thormy assume o trono de Deheon. Formação do Protetorado do Reino.
  • 1371. Tilliann, um mendigo louco, é visto chorando aos pés da estátua de Valkaria, e passa a viver na cidade.
  • 1380. Thormy casa-se com Rhavana, uma rainha amazona. O Conde Ferren Asloth aumenta as tensões entre o condado de Portsmouth e a Ordem da Luz.
  • 1381. Mestre Arsenal chega a Arton trazendo consigo sua máquina de guerra, o Kishin. Ocorre o Dia dos Gigantes em Valkaria, quando uma luta entre o Kishin e um estranho gigante extra planar arrasa parte da cidade. O Kishin é destruído.
  • 1384. Mestre Arsenal derrota o sumo-sacerdote de Keenn e assume seu posto. Em Lamnor, a princesa élfica Tanya é raptada por Thwor Ironfist. Isso leva à formação da Aliança Negra dos goblinóides, sob a liderança de Thwor.
  • 1385. Thwor Ironfist derrota o avatar de Glórienn com as próprias mãos. Cai a nação élfica de Lenórienn. Formação dos Elfos Negros, devotados a Tenebra.
  • 1389. O condado de Portsmouth torna-se independente de Bielefeld após uma sangrenta guerra civil.
  • 1390. Thwor Ironfist detém sua marcha antes de chegar a Khalifor. A primeira manifestação da Tormenta destrói Tamu-ra.
  • 1391. Primeira aparição do caçador de recompensas Crânio Negro. Um grupo de aventureiros encontra os Rubis da Virtude em um antigo templo sszzaazita.
  • 1392. O necromante Vladislav Tpish implanta os Rubis da Virtude em um companheiro caído, criando o Paladino de Arton.
  • 1398. As tensões entre Deheon e Yuden aumentam. Uma área de Tormenta se forma ao norte do reino de Trebuck, trazendo pânico ao Reinado. Mestre Arsenal derrota o Paladino de Arton.
  • 1399. Rhumnam, a espada de Khalmyr, é roubada de Doherimm pelo assassino conhecido como o Camaleão.
  • 1400. O Paladino de Arton ressurge, corrompido por Sszzaas. O Panteão é forçado a aceitar de volta o Deus da Traição, para que juntos consigam destruir o Paladino. Thwor Ironfist toma Khalifor e inicia a conquista de Tyrondir. A Tormenta avança sobre Trebuck e toma o Forte Amarid. O Exército do Reinado marcha contra a Tormenta na Batalha de Amarid. O ataque fracassa, e descobre-se a existência dos Lordes da Tormenta. Crânio Negro se torna o primeiro algoz da Tormenta. Primeiros contatos com os Moreau e os Filhos de Hyninn, ambos vindos do mar do leste.
  • 1401. Valkaria é liberta de seu cativeiro por heróis durante uma aventura épica. Estes aventureiros passariam a ser conhecidos como Os Libertadores.
  • 1402. Formação da área de Tormenta de Zakharov. Descoberta dos lefou. Um barão de Hershey tenta alertar o Reinado sobre uma invasão de Tapista. Desacreditado, tenta organizar uma resistência, mas é morto pelos minotauros. Invasão e escravização de Hershey pelos minotauros de Tapista.
  • 1403. Destruição da cidade de Norm por Cavaleiros da Luz corrompidos pela Tormenta. Shivara Sharpblade, rainha de Trebuck, casa-se com o Príncipe Mitkov Yudennach, na esperança de obter auxílio contra a Tormenta. O Exército do Reinado enfrenta guerreiros da União Púrpura corrompidos pela Tormenta, triunfando.
  • 1405. O Rei Mitkov é desmoralizado e deposto pelo Rei-Imperador Thormy. Shivara Sharpblade assume o trono de Yuden. O Reino de Glórienn é tomado pela Tormenta. Comandados por um Cavaleiro da Luz, um batalhão de deuses menores destrói a área de Tormenta de Tamu-ra. Glórienn se torna uma deusa menor e escrava de Tauron. Kallyadranoch, o Deus dos Dragões, retorna ao Panteão.
  • 1406. Mestre Arsenal ataca o Reinado com o Kishin, mas é derrotado por forças conjuntas de aventureiros. Com a escravização de Hershey por Tapista, começam as Guerras Táuricas. Os minotauros conquistam diversos reinos, formando o Império de Tauron. Thormy é tomado como refém, e Shivara Sharpblade assume como Rainha-Imperatriz. Tauron assume o posto de líder do Panteão. Começa o repovoamento de Tamu-ra.
  • 1407. Com o fim das Guerras Táuricas e a derrota de Arsenal, começa a reconstrução do Reinado. Callistia, Nova Ghondriann e Salistick se separam do Reinado, formando a Liga Independente.
  • 1410. Época atual (Edição revisada – 2013).

 

Conclusão

1b8a692c2ed6e2d55b85d23da5eb1fb5.jpg

Tormenta está sempre avançando e se reconstruindo, muitos dos acontecimentos de aventuras jogadas pelos criadores acabam virando eventos canônicos modificando o cenário para sempre. A revista Dragão Brasil, que eu não canso de citar que a assinatura é a partir de 7 reais e você terá mensalmente a melhor revista e conteúdo sobre rpg do país, em sua coluna Gazeta do Reinado, trás a cada edição uma lista dos eventos que andam acontecendo por toda Arton, podendo servir de ótimos ganchos de aventuras para seu grupo.

 Links:
Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s