A história do Role Playing Game

Muitos talvez não saibam de onde o nosso tão amado RPG surgiu, simplesmente foram apresentados à ele e aceitaram que existia, portanto, resolvi fazer uma matéria essa semana para aqueles que talvez nunca tenham se perguntado sobre a origem do RPG, mas desejam obter esse conhecimento a mais sobre esse hobby que perpetua nossos corações.

Gary Gygax e Dave Arneson

DDO-Gary-Gygax-Dave-Arneson-Memorial-700x410
Gary Gygax e Dave Arneson

Considerados os pais do RPG de mesa, Gygax e Arneson foram responsáveis pelo RPG mais popular do mundo, D&D que acabaria servindo de inspiração para inúmeros outros títulos. O jogo surgiu em 1974 e servia de suplemento para outro jogo desenvolvido por Gygax, chamado de Chainmail, um jogo de miniaturas.

Dungeons and Dragons

5bcaa381-79fe-4070-b2c6-b299309f8f1a

O D&D é de longe o sistema mais famoso no mundo, servindo de base para muitos sistemas, tendo alcançado fama ao ponto de desenhos (Sim, caverna do Dragão é sobre Dungeons and Dragons, para aqueles que não sabiam), múltiplos jogos e vários filmes terem se inspirado nele para suas obras. O primeiro D&D foi lançado em 1974 pela TSR, que foi posteriormente comprada pela Wizards of the Coast.

Caverna-do-Dragão-Dublado
Caverna do Dragão ou Dungeons And Dragons na língua original

Logo os sucessores vieram a surgir, AD&D (1977), AD&D 2ª Edição (1989), D&D 3ª Edição (2000), D&D 3.5 (2003), D&D 4ª Edição (2008) e por fim o sistema atual, D&D 5ª Edição (2014).

No Brasil

colecao-gurps
Alguns dos livros de GURPS

No Brasil a história foi um pouco diferente, nos anos 80 os grandes sistemas ainda não haviam sido lançados e os jogadores precisavam tirar xerox dos livros em inglês para jogar, até que em 1991 a Devir Livraria lança GURPS, o primeiro RPG lançado no país, trazendo mecânicas para jogar aventuras tão diversas quanto sua imaginação permitisse, e por isso chamado de sistema genérico.

vale
Desafio dos Bandeirantes

No ano de 1992 temos o lançamento de Desafio dos Bandeirantes e em 1993 a primeira versão de D&D lançada oficialmente no país. Em 1994 Temos o lançamento da revista que se mantém desde então a maior revista de RPG do país, a Dragão Brasil. E em 1995 o lançamento da primeira edição de AD&D, e esse atraso perdura, tanto que a 5ª Edição de D&D ainda não foi lançada oficialmente no Brasil.

Tagmar-218x300
Primeiro RPG nacional

O primeiro rpg Brasileiro foi Tagmar e era amplamente baseado nas obras de Tolkien, tendo surgido no mesmo ano de GURPS aqui no Brasil.

Storyteller

DQmdbpMQQeigtttdVpGcYu3CTnZ4ss11J4YdTqmoAR6kgpd_1680x8400
Mark Rein*Hagen

Em 1990, Mark Rein*Hagen tem uma idéia para sistema que viria a se tornar em 1991, o primeiro livro da série Mundo das Trevas, Vampiro a Máscara, lançado pela White Wolf, o sistema traz um novo modo de jogar RPG, totalmente focado na interpretação de personagens e menos focada em lutas intermináveis.

 

Se você quiser saber mais sobre RPG de mesa e outros assuntos variados, sinta-se a vontade para seguir nosso blog e explorar as outras matérias que possuímos.

Site oficial de Tagmar

Algumas outras matérias que podem ser de seu interesse:

5 ótimos motivos para jogar rpg de mesa

Por um rpg mais divertido

Tomos do conhecimento #3: RPG de mesa para iniciantes e como você pode iniciar agora mesmo nesse mundo! – O guia

Papo Reto XV: O RPG Nacional – Um amplo panorama

Sistemas

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s