Guia do mestre – Mestre bonzinho vs Mestre malvado

Na hora de lidar com os jogadores, podemos classificar o mestre de muitas maneiras, as que eu vou abordar aqui são as mais simples, mestre bonzinho ou mestre malvado.

dungeonmaster

Mestre Bonzinho

Esse é o mestre que não consegue matar players, que dá xp extra, que não consegue criar desafios reais para o player pois tem pena deles. Ele não coloca oponentes fortes, ele não maltrata os jogadores. Enfim, esse é o mestre bonzinho. Você pode me perguntar qual o problema dele, e eu te respondo que é justamente esse, ele é bonzinho de mais, os jogadores nunca estão realmente em perigo, eles sabem disso e não temem por sua vida, não temem os desafios, para eles uma aventura se assemelha mais a uma ida ao parque.

Mestre Malvado

GrumpyCatGM

Oposto do mestre bonzinho, esse mestre mata jogadores como quem toma café da manhã, ele come corações, sonhos e esperanças dos jogadores personagens no seu desejum. Se um inimigo está morrendo fácil, ele começa a mentir os dados até que ao menos um jogador esteja à beira da morte. Ele causa terror psicológico e trauma nos jogadores, seus únicos objetivos são atormentar e derrotar todos os aventureiros. Você pode pensar que ele apenas está colocando um pouco de dificuldade, mas ele passa dos pontos e de propósito. Esse é o problema, ele não faz aventuras comedidas, ele cria pesadelos na vida dos personagens. Todos saem traumatizados com mil talentos e habilidades que os possam deixar vivos por um turno que seja a mais.

Meu caso

rpg_por_pablo_fiorentino

Apesar de muitos dos meus jogadores me acusarem de ser um mestre malvado, eu nunca coloquei inimigos mais fortes do que eu sabia que eles podiam enfrentar, tanto que houve poucas ocasiões onde meus jogadores morreram e quando morreram, em sua maioria foi por conta de dados baixos (e eu não posso fazer nada sobre isso) ou por erros estratégicos (lançar bolas de fogo contra uma horda de inimigos que explodem ao morrer, enquanto seus amigos estão próximos dos mesmos, não é uma boa ideia). Mas mesmo os inimigos que meus jogadores mais suam, mesmo aqueles que só um resta em pé, mesmo aqueles combates que parecem sem esperança, todos foram vencidos por meus jogadores e é isso que eu admiro. Momentos em que toda a esperança parece esvair-se, em que cada jogador tem de tirar o melhor de suas habilidades ou estratégias de combate. A busca constante por se tornar melhor e mais forte é uma coisa que eu aprecio. Apesar disso, todos os meus jogadores têm talento duro de matar obrigatoriamente…

7a2cdc6f-bdfc-4806-8af5-e649717001b4
Há quem diga que RPG é uma constante disputa dos jogadores versus o Mestre

Mestre Comedido

Essa é a chave para ser comedido, nem bonzinho, nem malvado, mas um mestre justo. Criar aventuras que possam ser batidas, mas que exijam esforço dos jogadores, talvez uma união dos poderes, talvez uma estratégia bem bolada. Criar desafios é o dever de um mestre, uma aventura sem desafios não é uma aventura, uma aventura impossível, é um massacre. Portanto, como mestre, sempre avalie bem as dificuldades que você está pondo em sua mesa, será que os jogadores conseguem ultrapassá-la? Será fácil ou desafiador? É claro que às vezes as coisas não saem como planejamos, mas nessa hora você pode roubar, diminuir ou aumentar o dano que o inimigo deu, aumentar ou diminuir a vida do inimigo principal, bem, vai tudo com a sua consciência, mas lembre sempre, o maior objetivo de um jogo de RPG, é fazer todos se divertirem, sem exceção!

Se você procura mais material de qualidade sobre rpg de mesas a arte de mestrar, você pode encontra a esmo em nosso site. Mas deixarei a baixo algumas recomendações de matérias para mestres. Leia e se torne um mestre melhor!

Evitando aventuras maçantes – Meu caso

Papo reto VIII – Manual para lidar com jogador chato

Papo Reto #VI: O Peso de Ser um DM

Papo Reto VII – Se Inspirou ou Copiou?

Tomos do Conhecimento #2: Tabela de encontros aleatórios, uma breve explicação

Por um rpg mais divertido

Anúncios

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s