Criatividade e Inspiração – Você pode: Um Guia

Muitos veem a criatividade como um dom e a inspiração como uma dádiva divina, por isso, venho aqui para desmistificar essas afirmações e te ajudar a colher inspiração sempre que precisar investir em um novo processo de criação.

A Criatividade

albert-einstein-02.png

A criatividade pode ser treinada, é isso mesmo! Não se assuste. Você que se acha nem um pouco criativo pode mudar isso, e você que se acha criativo por natureza pode fortalecer ainda mais esse lado. Tudo isso é possível pelo fato da criatividade ser mais uma habilidade que podemos desenvolver como qualquer outra, assim como desenhar ou escrever.Com a prática você pode alcançar resultados surpreendentes. Mas quais são essas práticas?

Práticas Criativas

Um dos exercícios criativos que eu acho mais divertido é também simples de se praticar, a dificuldade está em ser bem sucedido nele e aí reside toda a graça. O exercício consiste em imaginar um cenário ou situação onde não se vê uma solução possível para o conflito ou problema existente, e simplesmente imaginar uma solução dentro das regras que você definiu. Achar uma resposta para o que até então era tido por você mesmo como impossível, é uma situação que te inunda com auto satisfação, afinal de contas, se você parar para pensar, você está desafiando o impossível, e o mais surpreendente é que você venceu! Fora essa, existem diversas práticas que você pode encontrar internet a fora, mas aqui deixo um desafio para você, que tal desenvolver sua própria técnica? Use sua criatividade e veja o que você pode fazer.

A Inspiração

No tópico acima vimos que a criatividade não é um dom, e sim uma habilidade, e aqui veremos que a inspiração não é divina, mas pode ser trabalhada e incitada. Inspirar-se, nada mais é do que o ato de provocar efeitos geradores de ideias ou pensamentos. Portanto, ler um livro, pode ser um ato que te leva a receber inspiração, e na verdade, é um das melhores maneiras de alcançar isso. Consumir livros, filmes, desenhos e ideias, entre outros, pode ser um ótimo gatilho para despertar a inspiração interna durante alguma prática, e não tem de ser necessariamente conteúdos obrigatoriamente correlacionados, absorver conteúdos diversificados te dará uma gama de conexões que normalmente não surgiriam, mostrando assim um efeito direto do desenvolvimento da criatividade. A questão não é como achar algo relacionado, mas sim como você pode relacionar o que você já tem com o conteúdo principal. E como sempre, o ponto que mudará o jogo vai ser sua habilidade criativa.

Não se sinta acanhado por estar consumindo fragmentos de conteúdos pré-existentes, o exercício criativo está relacionado amplamente com fazer conexões diferenciadas através do seu conteúdo interno, portanto, consumir um pouco de cada, é uma atitude diretamente relacionada à um período de pré-produção criativa.

Se você gosta do nosso trabalho e deseja apoiar a Toca, acesse nossa campanha no link abaixo e apoie!

Padrim da Toca do Bodão

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s