Magic The Gathering – A RPGização de Magic

Magic The Gathering tem uma lore vasta, um cenário incrível, personagens cativantes e inimigos de sobra. Transformar esse universo para o mundo do RPG é uma tarefa fácil e mais que recompensadora.

Conhecendo Magic

As-Sentinelas-1
Os Sentinelas, um grupo de Planinautas

Magic The Gathering é ambientado em um multiverso colossal, diversos planos se encontram nele, cada um com sua peculiaridade, diria que poderíamos inclusive ver cada plano como um cenário diferente para campanhas. Mas o que permite uma diversidade ainda maior é o fator planinauta, diversos heróis e vilões importantes de MTG são planinautas, aqueles que conseguem andar entre os planos, eles se deslocam através das eternidades cegas desbravando os muitos planos existentes, sempre a enfrentar os perigos que assolam cada um destes lugares.

Mestrando com Planos

ArtOfMagic-Zendikar-p92_93
Zendikar, um dos muitos planos de Magic

Sua opção de mestrar em um plano só ou utilizar vários é pessoal, mas uma característica que facilita a sua decisão é a possibilidade de acender a centelha, você pode jogar uma campanha ou várias em um único plano e no momento que você decidir que deseja explorar os demais, você pode conduzir a narração para um momento onde os personagens acenderão suas centelhas, sendo assim levados diretamente até outro plano através de uma viagem planar inicial. O que lhe dá a possibilidade de explorar as duas opções da maneira que achar melhor. Os manuais que adaptam MTG para D&D falam sobre o fator planinauta não ser algo que vá atrapalhar por questões de regra, os jogadores não podem transplanar durante um combate ou se deslocar entre um mesmo plano, portanto, se torna mais uma artimanha da história e cabe ao mestre impor limites e aos jogadores terem bom senso.

Desbravando os Planos

TocaCapa_Ixalan
Viagem Planar: Ixalan

Através das adaptações de MTG feitas pela própria WOTC, nós possuímos um material vasto sobre campanhas para planos específicos, as traduções podem inclusive ser encontradas aqui mesmo no blog. Cada um desses materiais chamados de Viagem Planar, trás uma apresentação do plano, um conjunto de raças, classes, criaturas e uma base histórica para aventuras, todos adaptados para D&D. Mas você não precisa se prender obrigatoriamente a isso, minha dica é que utilize estes livros apenas como base ou guia do plano e desenvolva suas próprias histórias e aventuras em cima destes, não se prenda também ao sistema, adapte as regras para seu sistema favorito e seja feliz, não faça nada muito complexo, um sistema mais focado em interpretação do que regras pode ser muito divertido quando se valoriza a história contada. Além dos Viagem Planar, possuímos aqui no blog algumas matérias que podem facilitar sua criação de aventuras para MTG, se deseja acompanhar esse material, fique ligado nos links ao final do texto.

Fontes de Conteúdo

Se você achou que tudo fornecido até aqui ainda é pouco para formar sua história, nada melhor para se ambientar em Magic do que jogar Magic, experimente jogar com cartas da edição ao qual seu plano pertence e você conhecerá vários aspectos e detalhes que te familiarizarão de uma maneira que nada mais vai fazer, jogar Magic, ler as cartas e ver seus efeitos em prática, nada mais é do que um ato criativo de sentir-se como um regente daquele universo, onde cada carta contribui para a formação do mesmo e você está incumbido de fazê-lo fluir.

Links:

Magic The Gathering: Guia de Planos

Tomos do conhecimento #4: Magic The Gathering e as cores de mana

Fichas de Planeswalkers para 3D&T Alpha

Criaturas Magic The Gathering

Dungeons & Dragons

Adaptando obras para rpg de mesa

Se você gosta do nosso trabalho e deseja apoiar a Toca, acesse nossa campanha no link abaixo e apoie!

Padrim da Toca do Bodão

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s