RPG de Mesa – A Profissionalização do Hobby

Com a evolução do hobby, a profissionalização do rpg se tornou uma realidade. A busca por melhorar a experiência, a demanda de mestres competentes e diversos outros fatores construíram a realidade que atualmente encontramos em muitas mesas ao redor do mundo.

 

Avanço da tecnologia envolvida

O surgimento de aplicativos, sites e sistemas que visam facilitar a jogatina era algo fácil de se prever, junto aos outros fatores descritos neste post, é uma etapa natural da evolução de uma prática até então muito simples. Aplicativos para jogar a distância, simulador de dados, fichas eletrônicas e automáticas, tudo em prol de uma facilitação ainda maior à prática do hobby.

Cursos de RPG

Agregado as tecnologias, veio a profissionalização do hobby e especialmente do mestre, aquele jogador que exerce um trabalho maior em muitos sistemas e que tem de se dedicar para construir a diversão do jogador. Cursos vem sendo oferecidos a aspirantes a mestres e curiosos, cursos estes que lidam diretamente com dicas e artimanhas para o ato de mestrar. Além é claro de cursos mais introdutórios que acabam por acontecer em ambientes onde o rpg não é o principal, mas sim uma ferramenta a serviço de um objetivo, cursos estes como cursos de rpg para professores que desejam criar uma experiência diversificada e imersiva aos seus alunos, entre outros.

Cobrar para mestrar

Outra prática mais vista recentemente são os mestres profissionais, aqueles que cobram para o serviço de mestrar para uma mesa. O debate sobre o tema é vasto, nem todos concordam com a prática, mas acredito que seja visível os motivos que a fizeram surgir, nem todos os jogadores querem ser mestres, mas todos precisam de um mestre. Mestres muitas vezes são os responsáveis por prover todo o material utilizado pela mesa, de fichas e manuais a dados e outros apetrechos, causando assim uma situação em que o mestre muitas vezes se vê obrigado a gastar uma certa quantia para a manutenção de uma mesa ativa. Além do gasto de tempo preparando aventuras e histórias, que apesar de ser divertido, ainda dá muito trabalho.

Conclusão

Enfim, a conclusão óbvia que tiramos é que o rpg vem crescendo e se aprimorando com o passar do tempo, a popularização cada vez maior é óbvia. Estamos caminhando para um futuro onde o rpg vai deixar de ser apenas um hobby, vai se tornar algo muito maior e comum em ambientes diversos, uma prática alvo de estudos constantes para sua melhora e aperfeiçoamento constantes. Um hobby, uma ocupação formal, um estilo de vida com sua cultura e características próprias. E isso me anima muito para o futuro!

Se você gosta do nosso trabalho e deseja apoiar a Toca, acesse nossa campanha no link abaixo e apoie!

Padrim da Toca do Bodão

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s