O jogo de cintura dos mestres – A improvisação

Ser mestre não é fácil, além de ter que saber várias regras, preparar aventuras e lidar com os jogadores, ainda é necessário ter um certo jogo de cintura.Esse jogo de cintura inclui várias habilidades que o mestre deve dominar, entre elas as house rules e a arte da improvisação, e é nesta segunda habilidade que focaremos a matéria de hoje.

Por que improvisar?

Nem sempre as aventuras saem como planejamos, o fator jogador faz com que tudo que vá acontecer seja imprevisível. Não adianta preparar a aventura detalhe por detalhe e esperar que os jogadores a sigam a risca, você só vai se frustrar se for por esse lado, portanto, saber improvisar se mostra necessário. Nem sempre vai ser fácil, por isso exercitar a criatividade é uma necessidade do dia a dia.

Como improvisar?

Como dissemos, a criatividade é indispensável para um mestre de rpg, sem ela, considere-se completamente perdido. O consumo de conteúdo narrativo de diversas fontes é a maior dica que eu posso dar para manter uma boa gama de possibilidades ligadas diretamente ao seu raciocínio. Então estoque ideias na cabeça e esteja sempre preparado para quando os jogadores destruírem todo o planejamento da sua campanha, pois se existe uma certeza na vida, é a de que os jogadores sempre vão tentar atrapalhar os planos do mestre.

To sem ideia, e agora?

Nessa situação, não se desespere, muito. Tente manter a calma e se esforce para achar uma saída, caso não aconteça, deixe fluir até que um estalo aconteça. “Não aconteceu, e agora?” aí sim você pode se desesperar. Se nada aparece a mente, se a aventura empacou, se nem os clichês mais comuns te dão uma ideia de como sair dessa, você está perdido. Nesse caso eu recomendo deixar os jogadores soltos, eles mesmos podem acabar por achar um rumo na história, às vezes eles criam até mesmo aventuras mais incríveis que aquela que você passou semanas preparando, e isso é uma das melhores coisas do rpg.

Se você gosta do nosso trabalho e deseja apoiar a Toca, acesse nossa campanha no link abaixo e apoie!

Padrim da Toca do Bodão

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s