O RPG e a música

O RPG e a música sempre tiveram uma relação íntima, seja como inspiração, referência ou homenagem. Portanto, falaremos um pouco mais sobre essa relação no Papo Reto de hoje.

Usando a música no jogo

Kvote

A música é uma forma de arte, e assim como todas as outras formas, ela transmite uma mensagem ao consumidor daquela arte. Daí podemos ver músicas como trilha sonora ou até mesmo uma forma de ambientar os jogadores na situação em que se encontram.

Utilizar uma música mais sombria em ambientes sombrios, música épica em momentos de batalha ou músicas tensas em momentos de decisão, são apenas mais uma forma de fazer os jogadores se sentirem ainda mais imersos naquele mundo, e isso é um objetivo mais que claro para todos os mestres. Se nunca fez esse experimento, comece aos poucos, bote música em alguns momentos chave, quem sabe um bardo toque uma música na taverna que por acaso tem relação direta com o perigo que vão enfrentar na aventura.

Tudo fica a critério e criatividade do mestre, talvez até mesmo desenvolver uma OST para a sua campanha vai fazer com que os jogadores entendam melhor cada momento da aventura.

Músicas que inspiram

Um fator que me chamou bastante atenção foi um quadro da Dragão Brasil em que eles se utilizaram de letras de músicas para criar ganchos para aventuras. E atire a primeira pedra o mestre que nunca fez ou ao menos pensou em fazer o mesmo. Músicas contam histórias, e por que não se aproveitar delas como forma de referência ou inspiração direta?

O Bardo

Quando falamos de música e rpg, o bardo é a síntese perfeita dessa combinação. Ele mostra todo o poder da música através de suas habilidades. Músicas que inspiram, músicas que acalmam, músicas que curam ou aterrorizam, músicas que contam feitos magníficos ou apenas entretêm. Enfim, as possibilidades da música são infinitas, que tal desenvolver você mesmo uma utilidade diferenciada para sua mesa?

Se você tem alguma experiência interessante com música na sua mesa, deixe nos comentários!

 

Se você gosta do nosso trabalho e deseja apoiar a Toca, acesse nossa campanha no link abaixo e apoie!

Padrim da Toca do Bodão

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s