Saia da mesmice

Sistemas e cenários em rpg é o que não falta, todo ano vários sistemas novos são lançados no mundo, mas muitos de nós continuam sempre no mesmo.

Meu caso

Eu mesmo admito que estou preso à mesmice, sempre jogo Tormenta, quando tento alternar é apenas 3D&T ou atualmente O chamado de Cthulhu graças a um amigo que começou a mestrar. Mas fora esse, eu sempre jogo a mesma coisa. Foram seis anos alternando entre Tormenta e 3D&T, e não que eu ache que não tenho mais como explorar os cenários e sistemas que jogo, mas sair da mesmice de vez em quando é uma ótima prática para se levar à vida toda.

Essa semana em que escrevo, participei do festival Vida e Arte e lá resolvi experimentar algo novo, passei um tempo com um dos meus jogadores procurando um manual novo para jogarmos rpg e o título Yggdrasil me chamou atenção, conversei com o mestre da mesa e o cenário se mostrou algo fantástico para meus gostos pessoais, a oportunidade de ir a fundo e explorar a cultura e os mitos nórdicos me fizeram imaginar quase que instantaneamente diversas possibilidades de aventuras novas para a minha mesa que eu nunca havia apresentado antes. Simplesmente entender como o sistema funciona e quais são seus objetivos, já foi o suficiente para despertar minha criatividade como mestre. Resolvi participar da mesa com meu grupo e todos adoramos, apesar de ser um cenário bem próximo do medieval tradicional e focado em lutas, simples características dele foram suficientes para atrair novos olhares para o tema. Foi uma experiência e tanto e estou mais que disposto a comprar o manual e começar a adentrar a cultura nórdica com meu grupo.

Inclusive, no mesmo festival tive experiências com novos boardgames através da Pandora Jogos (Comprem lá 👍), algo que eu nunca havia tentado por conta do preço elevado, mas isso fica para outro tema.

Os Benefícios

Sair do mesmo, dar uma chance para algo novo, pode muitas vezes ser uma experiência transformadora ou simplesmente inspiradora. Devemos constantemente sair de nossa área de conforto e experimentar mais do que o mundo tem a oferecer, cada coisa nova que deixamos de experimentar nos traz uma perda, nem que seja simplesmente de experiência. E como mestre, chega a ser uma obrigação explorar novos ambientes em busca de inspiração para sua mesa, narrar sempre a mesma coisa é cômodo e divertido, mas trazer ideias novas para a mesa pode fomentar uma nova visão e um momento divertido enquanto fora da caixa para a mesa.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s