Ação, aventura e outros gêneros na sua mesa de rpg

Nem só de aventuras vive o homem, por isso nessa breve matéria eu vou explorar formas simples de transpor uma outra visão e experiência a sua campanha, por mais que o cenário continue o mesmo.

 

Entendendo a aventura

As aventuras de campanhas normalmente seguem o padrão de toda aventura, primeiro o monstro, depois o ato heroico e por fim a recompensa, mas nem toda campanha precisa seguir estes padrões pre estabelecidos, você vai ver que introduzir elementos de terror, mistério, drama, entre outros pode ser bem mais simples.

Uma visão diferente para uma mesma situação

Para entendermos melhor, iremos supor uma situação onde os heróis estão em uma masmorra desbravando e matando inimigos, até aí é mais uma aventura comum, os jogadores podem até ter medo da morte de seus personagens em combates, ou de caírem em armadilhas, mas, ainda assim, o terror não é o que predomina na aventura.

Mas agora, imaginemos a mesma situação, só que alteraremos alguns fatores, os heróis se encontram trancafiados na masmorra e suas armas são ineficazes contra um poderoso monstro que vaga atrás de mais vítimas. A sensação de incapacidade, a visão da limitação total e completa dos cursos de ação dos personagens, vai os deixar em uma situação de real desespero, pois todo o controle que eles tinham da situação, simplesmente desapareceu. Se antes os inimigos seriam as vítimas do massacre dos heróis, agora os heróis sabem que seu poder é ineficaz contra o inimigo e só lhes resta fugir, e o fator de estarem presos na masmorra, vai complicar ainda mais a vida dos aventureiros, agora eles não sabem por onde ir, eles devem fugir, mas não sabem para onde ou como, isso vai incitar uma visão ainda mais urgente da necessidade real de encontrar uma solução em uma situação que parece perdida e isso vai gerar agonia para os envolvidos. A saída que era a esperança para fugir daquele mal, simplesmente não existe mais, a esperança morreu.

Enfim

É completamente possível introduzir simples fatores narrativos, ou conflitos que vão trazer uma nova perspectiva da aventura para todos na mesa, talvez você não precise sempre jogar histórias que se alimentam de um único sentimento ou estado. Experimente mais, ouse mais. Com o tempo você vai conseguir mudar o tom narrativo em detalhes e os jogadores certamente ficarão gratos com uma experiência nova na mesa.

 

Se você gosta do nosso trabalho e deseja apoiar a Toca, acesse nossa campanha no link abaixo e apoie!

Padrim da Toca do Bodão

Anúncios

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s