Quanto custa jogar rpg de mesa?

O tema que trago hoje é “Quanto custa jogar rpg de mesa?”, foi um tema dado por uma amiga e na hora eu vi as possibilidades e o poder que esse tema tem. Mas e você? Você sabe quanto custa?

Breve relato meu

Eu jogo rpg desde 2012, apesar de ter conhecido o rpg em 2010, e o principal fator para eu ter demorado dois anos para jogar, foi o custo inicial. Na época um professor da escola me passou, de forma ilegal, os manuais de D&D 3.5, eu li os manuais e apesar de o sistema ter muitos problemas e ser confuso em muitas regras, eu aprendi o básico para jogar e mestrar rpg.

Manual_3D&T_Alpha_-_Edição_Revisada
O que me possibilitou jogar rpg

Mas eu queria ter os livros físicos, queria poder utilizar eles a mesa e dividir para meus amigos poderem jogar. Foi assim que eu saí em um evento a procura de livros de D&D para comprar, não me lembro o valor que encontrei os livros, mas lembro de ter pensado que era algo alto de mais para eu poder um dia comprar. Eu tinha 12 anos, não fazia nem ideia de onde arranjar dinheiro. Mas então, um dia eu conheci o 3D&T Alpha e minha vida mudou para melhor, dois anos depois de conhecer o hobby eu pude finalmente começar a jogar.

Quanto custa jogar rpg de mesa

Essa é uma pergunta que pode gerar várias respostas, rpg pode custar todo seu dinheiro ou praticamente nada, por isso vou me alongar falando sobre as possibilidades para quem tem e quem não tem dinheiro algum.

Se você não tem dinheiro, não se preocupe, jogar rpg pode ser de graça, basta papel, lápis, borracha e imaginação (E um grupo de amigos).

Não tenho dinheiro

Para você que não tem dinheiro, posso recomendar vários manuais que se encontram de forma gratuita disponibilizados para download no próprio site da editora e assim sua jornada começará. Não espere ter os manuais físicos, se você tem o manual digital de forma gratuita e legal, ele já é uma boa base para começar a jogar. Por anos eu joguei 3D&T, mas só hoje, 6 anos depois de começar a jogá-lo, eu finalmente comprei a versão física. Mas admito que foi mais para coleção mesmo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sistemas gratuitos: 3D&T Alpha, Old Dragon, The Black Hack.

Se quiser saber mais sobre os mesmos, deixarei no fim do post o link para matérias que apresentam estes sistemas.

Tenho dinheiro

Bem, você tem dinheiro e isso é um bom começo, você pode comprar manuais diversos e experimentar jogar com seu grupo com a totalidade dos livros em mesa para consultas rápidas. Mas quanto dinheiro você tem? Dependendo da resposta, podemos ir ainda mais longe.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Suplementos, escudos do mestre, dados e mais dados, dicebags, miniaturas, mapas, grids e muito mais. Você vai encontrar uma maneira de gastar todo seu dinheiro, não se preocupe se sobrar um pouco ainda, você pode comprar diversos sistemas e não se prender apenas a um, afinal de contas, quanto mais, melhor!

Se quiser um guia de referência para rpgs no âmbito nacional, nossa matéria sobre o panorama do mercado brasileiro é um bom começo, portanto, se quiser saber mais, clique no link que deixarei no final do post.

Eu tenho um pouco de dinheiro

Pouco quanto? Que tal conversar com o grupo de jogadores que você possui ou está montando, e todos se juntarem para comprar o primeiro manual da mesa? Cada um pode dar o que tiver e uma hora vocês terão o suficiente para começar. É bom avisar que dependendo do sistema você precisará de dados diferentes do tradicional dado de seis lados, portanto pesquise um pouco sobre o primeiro sistema que você deseja comprar e verifique tudo que é necessário para embarcar na jornada com aquele livro.

rpg

Se quiser um bom ponto de partida, leia nossa matéria sobre o panorama do mercado brasileiro e veja o que lhe interessa. Deixarei os links no final do post!

Mas então? Quanto custa jogar rpg de mesa?

Links:

3D&T Alpha – Gratuito

The Black Hack – Gratuito

OLD DRAGON – Gratuito

Amplo Panorama do Mercado Nacional – Para saber sobre o mercado brasileiro de rpg

Pandora loja – Nossa loja parceira

Anúncios

Um comentário

  1. Muito boa a matéria! Eu jogo RPG desde mais ou menos meus 7 anos (meados de 2001) e meu primeiro contato com o RPG se não me engano foi a variação de Storyteller do Street Fighter…Jogava no videogame e ter a ideia de poder criar meu proprio lutador e vivenciar o torneio foi um divisor de águas para conhecer mais sobre esse fantástico mundo! Depois veio Vampiro, depois o 3DeT que jogo e mestro desde então e não para por aí. Enfim, relembrar a infancia com um jogo tão divertido é muito massa. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s