Adaptando obras para rpg de mesa

O costume de adaptar nossas obras favoritas para rpg não é novidade, a era do Gurps já foi e agora o 3D&T impera quando o tema é “adaptando obras para rpg de mesa”.

colecao-gurps
Era Gurps.

Obras que amamos

Kvote
Se alguém tiver o trabalho de adaptar, agradeço!

Séries, filmes, animes, quadrinhos e muito mais, diariamente somos expostos a cenários, narrativas e universos que capturam nossa imaginação. Quem não quer jogar um rpg de mesa de seu livro ou filme favorito? Quem sabe daquele novo anime que todo mundo comenta ou daquela série nova que estreou recentemente e já conquistou uma legião de fãs. Nós somos jogadores de rpg, e por natureza queremos experimentar as fantásticas aventuras que presenciamos.

WhatsApp Image 2018-06-21 at 19.57.46
Mesa de One Piece que rolou no FORPG 2018.

Eu mesmo sonho com uma adaptação de o nome do vento para rpg, talvez uma de Dark Souls ou mesmo aquela simples aventura de Harry Potter ou One Piece. Enfim, todos temos nossos universos favoritos e a possibilidade de se integrar e viver uma aventura naquele universo é uma das grandes possibilidades do rpg de mesa.

 

3D&T Alpha e adaptações

3det-marev
O sistema foi feito para jogar essas histórias.

Como falei a era Gurps já foi, as inúmeras adaptações estão aí, mesmo que não sejam as melhores ou mais divertidas. Já o 3D&T permanece, a Dragão Brasil, revista da Jambô editora que configura como maior revista de rpg do país e coordenada por grandes nomes nacionais do cenário rpgístico, tinha e ainda hoje, com sua volta, mantém o costume de trazer, a cada edição, adaptações de tudo aquilo que amamos para o cenário da casa, 3D&T.

db112-capa
A adaptação que reviveu a revista.

Eles não adaptam somente para 3D&T, mas é o maior foco. Inúmeras adaptações deram suas caras na revista, inclusive a adaptação de Stranger Things que acabou por trazer a volta da revista que tanto amamos.

db122
Adaptações Everywhere.

 

E mesmo que não falemos apenas de adaptações oficiais, a comunidade de jogadores de 3D&T sempre gostou de trazer adaptações diversificadas para o sistema, afinal de contas, foi para isso que ele surgiu.

 

Adaptando obras para rpg de mesa

O trabalho de adaptar uma obra de maneira a ficar bem-feito, necessita de alguns pontos por parte do coordenador do projeto. As principais são:

  • Conhecer bem a obra. Tanto o funcionamento do mundo quanto os detalhes da história.
  • Conhecer as regras do sistema que você quer adaptar, modificar algumas regras e utilizar-se de house rules para se aproximar do resultado desejado é uma boa prática.
  • Não ter medo de ousar. Se você conhece bem a obra, você encontrará meios de criar histórias que se desprendam do mundo comum da obra quando necessário. Jogar Harry Potter é legal, mas ser um aluno que não pode fazer nada além de assistir aulas é um saco.

Fora isso o resto fica com a imaginação, como misturar regras, como fazer aventuras interessantes, a criação de personagens daquele mundo e suas limitações, fica tudo a cargo do mestre ou se assim ele desejar, do grupo todo.

Eu mesmo me sinto cobrado para desenvolver mais coisas para 3D&T, foi meu primeiro cenário e sou eternamente grato a ele.

Links:

O Sistema – 3D&T Alpha

Fichas de Planeswalkers para 3D&T Alpha

Adaptação para RPG – Stranger Things

Apoia-se – Dragão Brasil

 

Se você gosta do nosso trabalho e deseja apoiar a Toca, acesse nossa campanha no link abaixo e apoie!

Padrim da Toca do Bodão

Anúncios

5 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s