RPG Pequeninos – Pequenos Aventureiros

Olá meus queridos cavaleiros e cavaleiras do Bode. Hoje daremos a vocês, papais e mamães de pequenos guerreirinhos a oportunidade de trazerem seus aprendizes ao mundo do RPG.

A algumas semanas, o nobre José Noce, da Macunaíma Games lá de Belo Horizonte, nos enviou o Fastplay de um projeto que ele anda desenvolvendo. O material pode ser baixado neste link: Pequenos Aventureiros.

Segundo o próprio Noce:

Pequenos Aventureiros é um jogo feito para apresentar o mundo do RPG para as crianças, por isso tem uma mecânica que permite que mesmo aquelas que ainda não são alfabetizadas possam jogá-lo.

O grande José (a qual conheço por Zé das Minis no whatsapp) teve uma ideia brilhante. Armado de caneta, papel e muita cor, ele desenvolveu um sistema próprio para crianças de uma faixa etária entre 6 a 12 anos. O mais interessante de tudo é que o jogo não tem como requisito a habilidade de ler por parte das crianças que jogam. Isso mesmo. O pequeno aventureiro ainda não precisam estar completamente alfabetizados para poder jogar sem grandes dificuldades. Isso é possível não só pela simplicidade do sistema, mas também pelo uso da relação das cores para determinar o sucesso dos pequenos. A criação dos personagens e as rolagens de dados são extremamente simples, o que torna a experiencia agradável as crianças.

Pequenos Aventureiros - Regras v1

O sistema é ideal para ser aplicado em uma sala de aula, por exemplo, com poucas crianças ou dividir em grupos. Por mais que as pequeninos não precisem saber ler, o jogo as incentiva a tal. Saber reconhecer cores e símbolos determinam o sucesso nos testes. Conforme as crianças jogam com a figura do mestre lhes guiando nas mais diversas aventuras, o desejo de tomar a posição de narrador pode ser uma ótima maneira de incentivar a criança a ter a prática da leitura.

O jogo também conta com o uso de cartas ilustradas. As cartas não só possuem os itens usados pelos aventureiros, como também suas magias, poderes de classe e itens. As cartas facilitam e muito o correr do jogo, por tornar simples o uso dos itens e seu gerenciamento, visto que os jogadores não precisam ficar o tempo inteiro recorrendo a ficha.

O material de Fastplay disponível no blog do Zé, o Macunaíma Games, vem junto não só das regras básicas, mas também de uma aventura básica, mapas, dados adaptados para o sistema e os cards usados pelos aventureiros. O download é gratuito e o nobre  Belo Orc-Sith-Malkaviano-Antitribu-Andarilho-do-Asfalto-Philodox-Knocker-Resingão-Unseelie Horizonte está a todo vapor para concluir a produção do seu sistema.


Baixem os Pequenos Aventureiros Aqui

Anúncios

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s