RPG e laboratório de criação literária

Durante boa parte da minha adolescência, quase toda na verdade, eu tive o prazer de jogar rpg de mesa, prática que levo até hoje. E afirmo que o rpg é um dos melhores laboratórios de criação de histórias.

O RPG

Para quem não conhece, o rpg de mesa é um jogo simples e em grupo, onde um dos jogadores fará o papel de mestre ou narrador, comandando toda a história, enquanto os outros interpretaram personagens daquela história. É uma atividade criativa incentivada pelo MEC e cada vez mais explorada no sentido da educação, mas além disso é uma forma de entretenimento em grupo e um laboratório para testar suas ideias de aventuras, personagens, mundos e muito mais. Imagine o rpg como um grande jogo de contação e construção de histórias coletivas, e é isso que você terá.

Jogadores interpretam personagens que desbravam mundos, enfrentam ameaças, salvam princesas e vivem aventuras fantásticas em um mundo guiado ou às vezes construído pelo mestre de jogo.

RPG para escritores

download

Tanto dentro da comunidade do rpg como em grupos de debate literário ou mesmo palestras, eu me deparei com inúmeros autores que se utilizaram de rpg para testar ideias de seus livros, de amigos meus que narram rpg e escrevem a autores nacionais e internacionais. O próprio Vin Diesel garantiu que a série de filmes “As crônicas de Riddick” foram inspirados em elementos e obras de rpg, não que o filme tenha feito muito sucesso para o público em geral. Como autores inspirados internacionais nós podemos citar “A Saga do Mago” de Raymond E. Feist.

o-espadachim-de-carvo-1-as-pontes-de-puzur-2-livros--D_NQ_NP_654494-MLB26671726201_012018-F

E na lista de autores nacionais vemos Leonel Caldela, que confirmou que “Código Élfico”, um dos seus livros de grande sucesso, foi inspirado em sua mesa de rpg. Além desses temos Affonso Solano com “O Espadachim de Carvão”, Eduardo Spohr com “A Batalha do apocalipse” e muito mais.

download.png

Conclusão

Utilizar-se de técnicas para compor uma história é essencial na hora de escrever, mas poder testar o funcionamento na prática de uma história não é uma oportunidade para todos, assim o rpg se mostra uma ótima ferramenta para escritores. Se você acha que testar um personagem, universo ou outro fator pode alavancar a qualidade de sua obra, não perca tempo e busque um grupo de rpg, rpg pode ser gratuito e com amigos é muito mais divertido.

 

Links

RPG e Educação, ação e cidadania

A Justa Reação

Adaptando obras para rpg de mesa

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s