Papo Reto – Background

Mais uma segunda feira chegou e com ela mais um papo reto. Falaremos hoje brevemente sobre os backgrounds. De que maneira eles podem ajudar em uma campanha e seu desenvolvimento no personagem.

Já estamos devidamente cansados de criar vários personagens diferentes para vários jogos diferentes. Toda campanha temos um jogador que se aventura em criar algo novo (sou desses), contudo, esse jogador as vezes se prende ao mesmo background sempre (não sou desses).

Uma das coisas mais comuns em uma mesa é a presença de um órfão da guerra ou uma vítima do ódio de um grupo específico. Esse tipo de enredo para um personagem é algo extremamente repetitivo e chato. Não tenho nada contra os órfãos da guerra e vítimas do ódio de um grupo específico, mas como narrador, isso saturou demais. Sempre gostei de colocar as histórias dos jogadores como o verdadeiro combustível que dá inicio aos épicos que jogamos. Nunca tive um jogador que simplesmente teve um passado comum, um jovem fazendeiro ou filho de comerciantes que sai de casa em busca de uma mudança em sua vida monótoma. Ou então o filho do soldado que se aposentou pela idade e que então da continuidade ao trabalho do pai. Talvez o personagem com a história mais diferente, dentre os vários que já conheci em minhas mesas, seja a do clérigo Aegon, que era um viciado em ópio, recebeu o chamado divino, e agora serve aos deuses como clérigo.

Mas quão importante é isso tudo? Os jogos não contam a história atual? o presente de seja lá qual mundo estes personagens vivem? Meus caros, o background de um personagem é tão importante quanto a classe ou a arma que ele usa. O background contem a verdadeira motivação dele, os seus sonhos, suas ambições. Outro personagem com o qual me deparei que tinha uma história interessante fora de um guerreiro. Este jovem crescera na taverna dos pais (que não morreram nem foram presos) onde havia um grande fluxo de soldados do reino. O garoto, chamado James, cresceu ouvindo as histórias de guerra dos soldados e queria isso pra vida dele, lutar e viajar pelo mundo, se tornando um herói. Embora não tenha viajado, o jovem James lutou e muito nas arenas clandestinas e assim se tornou um grande guerreiro.

Conseguem perceber como se foi possível criar personagens interessantes sem a necessidade de se matar a família dele? Não estou falando para que parem de vez com a história dos órfãos ou dos últimos da espécie, estou lhes mostrando a possibilidade de se criar algo diferente. Aos que querem dar um aprofundamento em seus backgrounds:

  • Antes de tudo, descreva o seu personagem, em especial, uma característica marcante dele, seja física ou comportamental.
  • Tente, em uma ou duas frases, resumir o passado completo do personagem. De onde vêm e o que fazia.
  • Fale o que ele é atualmente e o que levou ele a ter essa profissão.
  • Mais uma vez, em uma frase ou duas, apresente o sonho, ambição ou desejo de seu personagem. O que ele quer para o futuro dele e por quê ele quer.
  • Relações com outras pessoas que ele levou a diante. Quem ele conhece, é amigo, parente, um relacionamento afetivo, ou até mesmo um inimigo.

Com um background bem montado e rico em detalhes, o narrador consegue desenvolver o arco individual de cada personagem de uma maneira mais natural e, dependendo de como é seu narrador, acontece até de haver algumas bonificações *cof cof item mágico cof cof*. Bons arcos individuais geram uma imersão e realização ainda maior por parte dos jogadores, além de renderem boas seções extras e horas de jogo a mais. Essas side quests de cada personagem criam um vinculo especial entre os personagens e o próprio jogador, como se ele realmente se tornasse uma extensão do mesmo em um outro universo.

Visto que apresentei tudo que podia apresentar sobre o assunto, agora deixo com vocês. Deixem nos comentários os backgrounds dos personagens que mais chamaram sua atenção. Compartilhem dicas para os demais e compartilhem também esta matéria com seus amigos. Muito obrigado a todos e até a próxima.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s