O rpg na cultura pop

O rpg anda cada vez mais popular na cultura pop, seja como referência ou como prática, o fato é que os estereótipos negativos diminuíram em sua maioria, mas infelizmente não por completo.

De qualquer forma, esta matéria não visa falar dos pontos negativos, já temos outra matéria que aborda bem alguns desses pontos, iremos ver aqui o lado positivo da visão do rpg no universo pop.

RPG em outras mídias

É inegável a ascensão do mundo geek na cultura pop, estamos cada vez mais cercados de produtos que antes eram nicho geek ou nerd, mas que agora tomam as multidões, sejam filmes, séries, ou hobbys. Se antes fomos tachados como estranhos, hoje somos mais um em meio a comunidade que avança, uma amostra disso é a visibilidade de que o nosso amado rpg de mesa vem adquirindo, ganhando um espaço mesmo que como referência em séries que alcançam milhares de pessoas. Isso serviu até mesmo para mudar a visão comum que a grande mídia guardava do rpg, adeus “prática satânica”, adeus “coisa de gente estranha”.

Se blogs, vídeos, streams, canais, séries, filmes e podcasts não são o suficiente para você, saiba que fomos ainda mais longe. Se antes músicas que contemplam obras fantásticas da literatura já eram uma boa surpresa, agora o rpg ganhou ainda mais espaço na música. Seja através de projetos multimídias que combinam música, literatura e rpg como o projeto Marmor, ou mesmo com as playlists “mestrando de ouvido” onde criadores do cenário de tormenta se propõem a criar aventuras totalmente baseadas em letras de músicas de sua escolha.

Importância dessa exposição para o hobby

20120202-1803361.jpg

Essa exposição não só traz mais curiosos para o universo do rpg, como desmistifica e quebra todos os preconceitos que antes haviam sido estabelecidos pela grande mídia. Agora é nossa vez de sermos vistos e mostrar quem realmente somos, e o rpg só tem a ganhar e crescer com isso!

Ainda temos muito a caminhar

2d89375ee512dbb2b1a3e18b6c231ce8.jpg

Mas é verdade que ainda temos muito que caminhar, a estrada é longa e repleta de desafios, o rpg precisa estar sempre em constante evolução para agradar dos antigos aos novos jogadores, a descoberta do rpg como ferramente educacional é uma prova de que podemos ir além de apenas um jogo, a comunidade precisa se dedicar e se preparar para não apenas divulgar o hobby, mas também auxiliar os novos jogadores que estão por vir.

 

Links:

A Censura do RPG

RPG e Educação, ação e cidadania

O RPG e a música

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s