Tomos do Conhecimento – RPG na Rede

Tomos de hoje, tocado por mãos virgens nestes papiros, abordará o RPG jogado em outras plataformas, que não embasadas no papel e caneta, mas em telas coloridas e digitalizadas!

Atualmente, vemos que os antigos amigos que se reunião em fim de semana na casa de alguém, com pizza e refrigerante, para realizar longas sessões de jogos, tem seu tempo reduzido. Seja por relacionamento ou trabalho, as pessoas tem menos tempo para se reunir para o RPG e jogar longas campanhas. Talvez one shots e boardgames se tornem mais atrativos a esses grupos, por sua facilidade de organizar as partidas e sua curta duração, além de não ser necessário um compromisso semanal/mensal para continuar uma aventura, visto que em geral acabam no mesmo dia, resumindo: diversão a vista.

Além dos grupos que sofrem com a falta de tempo, temos também aqueles que são compostos por diversas pessoas de diferentes locais. A distância torna impossível fazer com que os amigos marquem locais físicos para jogarem, mesmo tendo tempo.

Então, como fazer para reunir esses grupos e manter uma campanha ou sessões semanais de pequenas aventuras? Bom amigos, posso ser um Bode gente, mas sou um Bode gente computadorizado, e por isto, vos apresento a internet!

Hoje em dia, com o advento da internet, diversas plataformas online sugiram para servirem de apoio a estes grupos que sofrem com o tempo ou espaço para se reunirem e jogarem. Vide eu por exemplo, atualmente narro uma campanha com amigos da faculdade, nosso tempo é limitado por conta de estudos e trabalhos, nos restando apenas a noite de alguns poucos dias da semana. Isso seria o suficiente para nos encontrarmos, contudo, o grupo de 8 (contando comigo), se divide em três cidades diferentes, conseguir marcar um encontro presencial é quase impossível por inumeras razões. Então, como fazer para jogar? Como fazer para acalmar o desejo do fogo das espadas e feitiços que todos anseiam por usar? Simples: um microfone, uma câmera e uma plataforma online!

Preparando a Mesa

Antes de se iniciar, organizemos elas, mas como? Antes, eu recomendo algum meio de comunicação rápida e instantânea entre os jogadores e narrador. Whatsapp, telegram, hangout, messenger, todos são ótimas opções para se criar um grupo entre os jogadores e se preparar o básico da mesa.

Por meio destas plataformas, gratuitas, o narrador tem uma maneira de repassar constantemente as informações para seus jogadores. Marcar sessões, tirar duvidas sobre os jogos/sistemas, além de poder compartilhar memes e descontrair com o pessoal antes ou depois dos jogos.

É nestas ferramentas que o jogo começa, se mantém e, por fim, acabam. Você como narrador, tem que buscar manter o grupo vivo nestes chats, interagir, conversar, instigar os seus jogadores. Caso deixe este grupo morrer, sem interagir com o pessoal, apenas falando “Hoje eu narro”, “Hoje não narro”, “Não faça isso aqui”, “Não tolero aquilo”, você acabara por fim tirando o interesse de todos, os afastando.

Aproveite estes momentos para discutir com os jogadores como anda as sessões, as expectativas que eles tem. Descubra onde erra. Neste mesmo grupo, vi que o cenário que escolhi, por mais que tenha chamado a atenção a todos, o sistema acabou se provando limitado e por fim, com o consenso de todos os jogadores, trocamos o sistema, mas mantemos o cenário e a história.

Organização de Jogo

Junto de seus jogadores, comece as preparações do jogo. Assim como mesas presenciais, é indicado que você explique o cenário em que eles jogarão. Como é o mundo? Existe magia neste local? E como ela se comporta? Existem outras raças além dos humanos e qual a relação entre elas? Jogaremos num momento obscuro da história deste mundo ou estamos nos encaminhando a impedir o futuro caótico?

Para todas estas perguntas dos jogadores, respostas decisivas. Deixem os cientes de tudo que é necessário. A vantagem de se usar estas ferramentas de conversa é que, caso alguém faça uma pergunta já respondida, você não precisa repetir tudo de novo, basta copiar e colar ou encaminhar novamente a mesma resposta. Passaram-se dias e algumas coisas foram esquecidas? O chat está salvo, basta voltar um pouco a conversa e lá estará as respostas necessárias.

Agora, além das ferramentas de chats para organização e marcação de jogos, temos também as opções de armazenamento na Nuvem. Todos nos que narramos sabemos o quão trabalhoso é organizar os inúmeros livros e suplementos que carregamos e preparamos para cada jogo. Temos também o fator de ter, geralmente, uma copia apenas para cada jogador, o que acaba atrasando a criação individual de cada um deles, visto que é necessário que cada um deles tire um tempo para ler, enquanto os demais esperam a sua vez.

Com ferramentas como Google Drive, Dropbox, Mega e outros, é possível que o narrador salve todo o material necessário e compartilhá-lo com os jogadores, assim permitindo que todos possam ler o conteúdo necessário, seja livro de regras ou os suplementos, até fichas e materiais de apoio narrativo. Outra grande vantagem de se usar estas ferramentas é a natureza indestrutível dela. Uma vez nestes drives virtuais, você e seus jogadores sempre terão acesso aquele conteúdo, a qualquer momento e sem possibilidades de perca. Outra enorme vantagem é: guardar as fichas dos jogadores. Uma vez lá, você nunca mais terá que ouvir o seu jogador perguntando pela ficha, onde ela está e tudo mais.

Com o básico aqui apresentado, voces já estarão na metade do caminho para realizar a primeira sessão de jogo, mas como fazer isso? Bom, a resposta fica para a próxima semana. No sábado seguinte irei falar sobre plataformas online de voz e vídeo, além das ferramentas de jogos usados para dar base nas regras, além de falar um pouco das funcionalidades delas e dar algumas dicas.

Até mais pessoas e até próximo sábado.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s