Formando novos jogadores

Muitas pessoas sofrem com a falta de jogadores próximos para montar um grupo, seja nos ciclos sociais, no bairro ou até mesmo na cidade em alguns casos. O meu objetivo hoje não é simplesmente te ajudar a achar jogadores, mas sim formar novos.

Educando

SRPG_Interior2_HP_fin-1024x768

Transformar não jogadores em apaixonados pelo hobbie realmente é uma missão de educar, você passa por todo o processo de apresentar o conceito, mostrar os benefícios e então apelar até que eles experimentem enfim jogar. Cada um desses passos é crucial, você deve ficar atento para não perder os jogadores em nenhuma dessas etapas.

Apresentando

Capa RPGverso Nordeste Sombrio 1

Apresentar o conceito do jogo hoje em dia é até mais fácil, você pode se utilizar de streams, podcasts e vários outros formatos como livros jogos, basta dar uma embasada e servir de guia, se você quer novos jogadores, deve se esforçar por eles, veja como uma missão solo.

Mostrando os benefícios

43720289_300177273931038_7815659839454969856_n

Dependendo do ambiente que você estiver inserido com os possíveis jogadores, os benefícios apresentados deverão ser outros. Em alguns momentos essa vai ser a parte em que você reforça sobre como são divertidas as mesas e como se pode jogar sem precisar de muita coisa, em outros casos, aqui você irá falar dos benefícios educacionais ou sociais, esteja preparado para tudo.

Jogando

3d&t alpha
Melhor sistema para apresentar

Uma coisa que ainda não frisei, mas que você deve ao menos ter se questionado sobre é de acordo com a necessidade de seu conhecimento e domínio de alguns dos aspectos para facilitar todo o processo, ou seja, leia o manual. Comece por um sistema simples, seu trabalho vai ser bem mais difícil se escolher de cara um sistema mais complicado, além de tudo, você provavelmente será o mestre, já que é quem possui mais conhecimento do grupo, então facilite sua vida. Se os possíveis jogadores chegaram até aqui, é imprescindível que a aventura seja o melhor possível, muitas pessoas desistem do hobby apesar do entusiasmo inicial ao se deparar com uma experiência negativa e às vezes até traumatizante, então seja um mestre de verdade e conduza a experiência como um bom capitão conduz seu navio.

Depois

20120202-1803361

Com um grupo formado e reunido, pronto para novas aventuras, você só tem de aproveitar e se divertir ao máximo com essa mesa. Claro que há possibilidade de uma evolução, mas não é obrigatória e sim uma escolha de um dos jogadores ou da mesa. Conhecer novos sistemas, experimentar novos personagens ou tipos de história, aventuras mestradas por cada um dos jogadores ou até mesmo especialização de um jogador em um mestre dedicado. Isso tudo fica a cargo do grupo, o único fator que realmente importa é a diversão e satisfação do grupo como um todo. Bom proveito do seu novo grupo e que suas roladas sejam divinas.


Links: 

Podcast de RPG Terror – Nordeste Sombrio #1

Tomos do conhecimento #3: RPG de mesa para iniciantes e como você pode iniciar agora mesmo nesse mundo! – O guia

Infográfico: RPG de mesa para iniciantes

RPG e Educação, ação e cidadania

Quanto custa jogar rpg de mesa?

Profissionalizando o Mestre

Os 7 maiores mitos sobre o RPG que podem estar afetando sua mesa

O relato de um mestre de rpg novato

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s