Dimensão Ludo – A criação de jogos de tabuleiro no mercado nacional

O mercado em geral tem crescido para os amantes de jogos de tabuleiro, novas empresas, crescimento econômico, espaços para cafés e bares de jogos, cada vez mais lotados, não podia ser diferente para os criadores de conteúdos nessa área! Não é novidade a criação de jogos de tabuleiro nas terras tupiniquins, é muito natural usar para métodos acadêmicos, porém são ideias que ficam apenas naquele meio na maioria dos casos. Mas com o crescimento do mercado e das oportunidades alguns jogos têm conseguindo grande destaque no mercado dos tabuleiros de jogos.

Prova disso são jogos relativamente novos, premiados mundialmente criados por brasileiros, ter uma ideia e desenvolver, criar até um projeto não é tão incomum, como dito, muito usados em meios acadêmicos e lúdicos, mas com gigantes dos mercados e até um leve preconceito por “coisas” nacionais, é meio complicado crescer, por isso desenvolvedores tem buscado apoio nesse mercado crescente.

Talvez algo que possa ajudar, além da divulgação premiação e outros fatores, que já ocorrem naturalmente. Seria uma ajuda mais direta aos próprios criadores de conteúdo, ou eventos e algum certo retorno do mercado para esses criadores, pois idealizar e projetar, não são as partes mais difíceis e sim explodir para o mercado, realmente criar e testar algo permeável para competições e afins. Assim como no mundo indie de desenvolvimento de jogos, existe games jam, eventos para criações de jogos num prazo muito curto, isso no meio lúdico é praticamente impossível, porem assim como nos jogos eletrônicos indie, poderiam ser uma alavanca para ideias. Outra saída para o incentivo de criação seria mais festivais ou Grandes eventos nesses jogos, já que jogos de tabuleiro por aqui, se focam muito em reunir com os amigos ou uma saideira “diferente”, não é levado tão “ à sério”.

Porém mesmo no meio de tudo isso, muitos desenvolvedores tem conseguido destacar suas ideias, indiscutivelmente é um mercado muito mais acessível, prova disso é que muito mais jogos tem sido usados em escolas, muitas empresas tem sido criadas com o foco nesse universo e depende de nós só destacar cada vez mais isso. Prova disso é o jogo Space Cantina, uma criação Brasileira, bastante reconhecida lá fora, campeã de prêmios que agora tem se destacado bastante.

Resultado de imagem para space cantina

Claro que ainda não dá para comparar com o mercado e a variedade lá de fora, mais é indiscutível que há um grande crescimento que só aumenta, sem recuar e o melhor que podemos fazer por isso é, Jogar! Não digo jogar apenas jogos Brazucas, mas sim, experimentar jogos novos e trazer sempre mais amigos para a jogatina. Segue mais alguns exemplos de jogos brasileiros para você buscar com seus amigos, além dos clássicos lançado pela estrela. Franquias baseadas em conteúdo já existente, como o jogo do Você Sabia e Porta dos Fundos, Cafundo jogo baseado no nosso folclore, Blacksmith Brothers no estilo medieval, onde se compete para ser o melhor ferreiro, Dogs para quem gosta do estilo gerenciamento, Sheriff of Nottingham mais uma variedade para competir com os outros jogadores.

Claro que existem bastante outros jogos muito divertidos e que combina com seu estilo, afinal quem melhor para entender nosso gosto de jogo do que nós mesmos, basta procurar na loja ou cafeteria mais próxima de você e dá uma boa chance aos jogos nacionais. E você já jogou essa semana?

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s