Incentivando o rpg na sua região

Já falamos sobre meios para formar novos jogadores, continuando então na linha de apresentação e crescimento do hobbie, falaremos dessa vez sobre como incentivar a comunidade local de rpg.

A importância da divulgação do hobbie

Abrindo um rápido parêntese no texto, vou relembrar rapidamente os motivos para se incitar o crescimento do hobbie.

Com o crescimento do hobbie é evidente um aumento de público e consequentemente de qualidade e diversificação. Precisamos de mais adeptos para fortalecer a comunidade e estabelecer um mercado cada vez mais firme, dando chance aos jogadores de criarem algo novo e serem aceitos dentro do hobbie.

Como incentivar

Indo direto ao assunto, diversas opções das mais simples as complicadas estão aí para nos auxiliar. As que eu imediatamente recomendo são ações que visem um crescimento da comunidade, o que levará naturalmente a um ganho para o mercado. Uma que eu acredito ser efetiva em qualquer ambiente é justamente a formação de novos jogadores, como já aprofundamos em outro post, mas soluções alternativas são a criação de grupos de debate e incentivo do rpg na sua cidade, juntos poderão arquitetar uma catequização em massa de novos jogadores e até mesmo a elaboração de eventos para o público local.

Um dos muitos eventos de rpg que rolam por aqui

Eventos de rpg são uma ótima forma de criar laços entre jogadores que não se conhecem e apresentar o hobbie a não praticantes, eu já participei de vários eventos e sempre aparece algum jogador tímido que quer experimentar o rpg ou quando em eventos maiores, pessoas que nem mesmo sabem o que é, mas se interessam ao observar as mesas. Você que busca pessoas para formar uma mesa, pode ser em um evento que as encontre.

Enfim, minha dica é que aprendam a mestrar, ensinem outras pessoas a mestrar e com esse grupo de narradores iniciem mesas públicas, divulguem as mesas, apresentem para outras pessoas o hobbie, elaborem momentos de comunhão da comunidade local e assim você estará fortalecendo a cena local cada vez mais.

Breve relato pessoal

Depois de começar a Toca eu conheci várias pessoas fodas que tem a missão de espalhar o rpg por aí, com projetos desde os mais simples aos mais desafiadores e que envolvem de simples diversão a educação.

Um dos outros fatores que eu percebi foi o aumento repentino do número de pessoas ao meu redor que jogam rpg, muitos novos jogadores se aproximaram e outros amigos iniciaram nesse mundo. O rpg sempre foi uma parte importante da minha vida e hoje em dia posso dizer que ele me trouxe muitas experiências. Se antes eu tinha um pequeno grupo que vivia ocupado e mal podíamos jogar, hoje vários grupos de amigos me procuram pra jogar, seja online ou presencial, sei que quando tiver tempo terei garantido espaço em ao menos uma mesa e muita diversão pela frente.

Minha primeira vez mestrando em um evento!

Tentar tornar o rpg uma coisa mais relevante na comunidade local não trouxe benefícios apenas para o rpg. Trouxe benefícios diretamente para mim. Por isso e muito mais sou grato ao rpg e à Toca.

Links:

Formando novos jogadores
Panorama do mercado brasileiro
Infográfico: Rpg de mesa para iniciantes
Narrar vs Jogar

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.