Papo Reto – Na Boca da Imersão

“Texto imersivo, detalhado em ambiente e sentimentos que fazem a mesa ficar silenciosa, ecoando apenas o som do narrador que lê ou decora as palavras marcantes que deixam até o cabelo da caverna do dragão interessados em ouvir mais”…jogador A – “EU ATACO!”

Imersão, algo que poucos conseguem atingir durante suas sessões. Eu narro a anos, mesmo assim, sinto que poucas foram as vezes que tive certeza de ter feito os meus jogadores ficarem vidrados desta maneira. Não é muito de vergonha nem de ficar ponderando a possibilidade de ser um mal narrador (isso eu penso quando sou incapaz de levar uma campanha até o fim), mas é uma problemática que facilmente você se depara, contudo, dificilmente se move para fazer algo.

um grupo imerso na narrativa, faz até o off topic ser in topic

O grande lance é que as pessoas acreditam que para tornar uma mesa imersiva é preciso vários recursos visuais, como mapas e miniaturas. Contudo, você pode deixar as coisas naturais e trazer papeis dos personagens para a atividade do jogador mesmo. Já em discussões no grupo de TBH, fui levado pelo ambiente e durante minha primeira narração de Knave, induzi os jogadores a fazerem os registros da one shot, onde um deles ficou fazendo uma breve ilustração do mapa que o personagem dele tomou, servindo não como um grid de combate, mas como uma rota de localização para momentos de fuga e afins. Outra boa dica é pedir que seus jogadores tenham ‘diários’ do personagem. Narrando D&D 3.5, pedi aos meus jogadores que enviassem esses diários a troco de gracejos futuros, e o resultado foi ótimo, cada jogador enviou, nem todos, um diário de 1 a 2 páginas cada, com visões únicas sobre o que acontecera.

Obviamente, interpretar e dar vozes aos PDM’s também ajuda e muito. Pode fazer com que os jogadores se soltem mais e façam o mesmo, porque sejamos sinceros, não é todo jogador que dá uma voz ao seu personagem. Inserir características únicas aos PDM’s também tem o mesmo efeito, onde os jogadores podem criar seus personagens com traços únicos, como o Desordem começa a falar aqui neste post.

A ambientação sonora, música e efeitos, por mais simples que possam ser, ajudam e muito. A música tem o dom de fazer qualquer individuo se situar em um ambiente e dar uma entonação de calma ou urgência, perigo ou serenidade. Se você tiver a opção, utilize de meios para tocar músicas durante a sessão. Caso seja online, o Roll20 tem a opção de fazer uma seleção de músicas e tocá-las na mesa, com breve ajuste de volume. Caso seja presencial, tem aqui duas playlists interessantes com músicas para todos os ambientes ou músicas para combate.

Muita música para induzir a tensão e a urgência do campo de batalha

Ótima playlist com músicas de fundos para cidades, masmorras, exploração de campos e outros locais

Com funções fora de personagem, dadas aos jogadores, você consegue a sua atenção de maneira mecânica. Com personagens e situações características, você induz o jogador a agir no roleplay. Com música você deixa o seu ambiente mais vivo para os jogadores. Contudo, ainda falta mais uma coisa para completar a imersão: Narrativa.

Entonação de voz, palavras fáceis de compreender e de conhecimento comum, detalhamento de ambiente (sem ser tão minucioso por favor, ninguém quer saber que na esquina x tem uma barraquinha aleatória com uma velha nariguda que vende frutas, cujas maçãs estão sendo levemente deformadas por formigas que a percorrem de cima a baixo, tirando sua casca avermelhada aos poucos e revelando a suculenta ‘carne’ de tom branco um pouco amarelada), toque característicos e precisos, fantasiosos, que possam mostrar mais de um caminho, são boas e ótimas dicas que fui aprendendo ao longo dos anos. Você não precisa ser linear, por mais que já tenha em mente o ponto A e B de sua mesa, narre de uma forma que o jogador se sinta livre pra agir.

Seguindo essas breves dicas, você começara a sentir mudanças na sua mesa. Nada é imediato. Com o passar das sessões será claro a evolução de todos na mesa. Se você tem mais dicas para ajudar aos narradores e jogadores, deixe nos comentários.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.