Conhecendo o dicionário RPgista

E ae galera, tudo bem? Essa semana iremos dar uma ajuda para quem está iniciando agora no RPG ou aqueles curiosos que ficam tentando entender o que conversamos. Iremos abordar alguns verbetes que são usados por jogadores e poderão te ajudar a entender melhor o que de repente seus colegas e mestres estão falando:

  • Aventura: Uma história criada pelo Mestre, contendo em si um desafio a ser resolvido pelos Jogadores. Pode ser curta, terminando em duas ou três horas, ou muito longa, exigindo várias Sessões de Jogo.
  • Acerto: Ação bem sucedida através da rolagem de dados
  • Campanha: Uma sucessão de Aventuras, envolvendo a história de um grupo de Personagens, desde a primeira Sessão de Jogo.
  • Cena: Uma medida de tempo não definida. Como em um filme, demora o tanto que for necessário para os personagens desenvolverem algum assunto em que estejam envolvidos. Pode ser de algumas Rodadas (ou seja: poucos segundos), ou chegar a até vários minutos, por exemplo, enquanto durar uma perseguição aos vilões ou uma luta contra um monstro.
  • DAEMON: sistema genérico e abrangente, que visa simular a realidade dos personagens. Foi um dos sistemas de RPG nacionais de maior sucesso.
  • D&D: “Dungeons and Dragons”; sistema que possui o título de primeiro RPG do mundo. Totalmente baseado em fantasia medieval, já está em sua quinta edição (o D&D 5.0). Esse sistema utiliza um conjunto de regras conhecido com D20 System.
  • Dados Multifacetados ou Dices: Em RPGs, normalmente são utilizados vários tipos de dados e não somente os conhecidos dados de 6 lados. Os mais comumente usados são os de 4 lados(d4), os de 8 lados(d8), os de 10 lados(d10), os de 12 lados(d12) e os de 20 lados(d20), além, é claro dos tradicionais dados de 6 lados(d6). Esses dados especiais podem ser encontrados em lojas especializadas em RPG, livrarias ou pela internet.
  • Dano: Quando um Personagem perde Pontos de Vida, dizemos que ele recebeu dano. Podem ser ferimentos, debilidade por doenças, fome ou sede. Pode ser por efeitos mágicos ou veneno. O fato é que o dano reduz os Pontos de Vida, ou a Vitalidade do Personagem e se ele chegar a determinado valor (definido pelo sistema de regras que estiver sendo utilizado) ele estará morto.
  • Dungeon: Aventura típica de D&D na qual os aventureiros devem realizar uma missão dentro de masmorras ou cavernas.
  • Ficha de Personagem: é uma planilha onde são anotadas as características de cada Personagem. Pode ser uma planilha impressa de Excel, uma fotocópia das planilhas que geralmente acompanham os Livros Básicos de RPG ou pode ser, simplesmente, uma folha de caderno com as informações de seu Personagem anotadas.
  • GURPS: “Generic Universal RolePlaying Sistem”; é um sistema clássico de RPG, onde os personagens e aventuras podem pertencer a qualquer gênero: Fantasia, Horror, Ficção Científica, Super-heróis, Histórico…
  • Hit Dice (Dado de dano): é o valor que representa a quantidade de dados ou quantidade numérica que o personagem precisa para causar um dano no oponente.
  • Live Action: Ação ao Vivo. São Partidas de RPG onde se joga com os Personagens como se fosse um teatro, ao invés de simplesmente sentar-se ao redor de uma mesa e interpretar. São Sessões mais elaboradas, geralmente precisam de um espaço maior e os jogadores vão vestidos a caráter. São, com certeza, mais recomendadas para se desenvolver estórias interpretativas do que de combate.
  • Livro Básico: é o manual principal de um jogo de RPG, o livro com as regras principais e o único realmente necessário para jogar.
  • Mestre (Também chamado DM ou Narrador): É o Jogador responsável pelas regras do jogo. Ele tua como árbitro, roteirista e diretor de teatro. É ele quem controla todos os Personagens que não são controlados pelos Jogadores e cria e executa tudo que acontece dentro de uma Aventura, desde os vilões e desafios a serem enfrentados, até o lugar onde se passa a história.
  • NPCs (Non Player Character): Personagens Não-Jogadores. São os Personagens controlados pelo Mestre e não pelos Jogadores. Servem como Personagens coadjuvantes nas Aventuras, ou como antagonistas. São também conhecidos como PdM (Personagens do Mestre).
  • Nível: Em um jogo de RPG, precisamos de alguma coisa para comparar diferentes Personagens entre si. Definir o quão poderoso um Personagem é ou se uma Aventura está bem balanceada para o grupo. Por conta disso, alguns Sistemas de RPG utilizam- se de Níveis, para definir essa medida. Ao passo em que um personagem se torna mais forte e experiente ele “Avança de Nível”.
  • Old Dragon: sistema nacional independente que utiliza-se de uma mecânica de jogo similar ao D&D, sendo, entretanto, mais simples e de fácil aprendizado.
  • PC(Player Character): são os Personagens dos Jogadores. São o “elenco principal” de uma partida de RPG, ao redor dos quais o mestre desenvolve as suas aventuras. São também chamados de PdJ (Personagem do Jogador).
  • Personagem: o mundo do RPG é um mundo fictício, criado pelos jogadores. Um “Personagem”, nada mais é que a representação do jogador nesse mundo. Durante uma sessão de RPG, quando você diz “Eu estou abrindo a porta!”, é o seu personagem que faz isso, não você.
  • Pontos de Vida, ou PV: dentro do “mundo” do RPG, pontos de vida são uma forma de representar a energia vital de um personagem, qual sua resistência a doenças e privações e quanto ferimento ele pode receber antes de vir a morrer. Existem sistemas que utilizam outras formas de representar essa medida, como Pontos de Saúde ou Vitalidade, mas na prática têm a mesma função.
  • Rodada: É uma medida de tempo abstrata, utilizada somente pelo Mestre e Jogadores, suficiente para os Personagens efetuarem uma ação. Cada sistema define uma “duração” diferente para essa medida de tempo (pode ser 6, 10 ou mais segundos). Dentro do jogo, uma rodada pode definir apenas um instante, como o tempo que o Personagem gastaria para arrombar uma porta, mas fora do jogo, no mundo “real”, pode demorar vários minutos, por exemplo, enquanto mestre e jogador definem como o personagem citado acima vai tentar arrombar a porta.
  • RPG: “RolePlaying Game”; Jogo de Interpretação de Personagens. É um tipo de jogo-teatro, onde os jogadores assumem o papel de um personagem, geralmente um herói aventureiro.
  • Sessão de Jogo (ou Partida de RPG): uma sessão é um encontro de jogadores para jogar RPG. Geralmente dura de 2 a 4 horas, e pode compreender uma Aventura inteira ou apenas parte dela.
  • Sistema de Jogo: todo RPG possui um conjunto de regras utilizado para dizer o que pode ou o que não pode ser feito dentro do “mundo de jogo”. Esse conjunto de regras é chamado Sistema de Jogo. Os mais conhecidos e jogados atualmente são o D&D3D&TStorytellerGURPS ,DAEMONOld Dragon entre outros.
  • Storyteller: o sistema utilizado por Vampiros: A Máscara e Lobisomem: O apocalipse. É considerado um sistema preferencialmente narrativo, com ênfase no desenvolvimento de Crônicas (histórias).  Utiliza-se do sistema D10.
  • Teste: em um jogo de RPG, sempre existe uma chance de acerto ou falha por parte dos personagens. Será que o policial consegue arrombar a porta do esconderijo dos vilões? Será que o guerreiro consegue acertar uma flecha no monstro que ataca a aldeia? Será que o jovem aprendiz consegue atravessar o rio saltando de pedra em pedra? Tudo isso é decidido dentro do RPG através dos Testes. Cada sistema possui um conjunto de regras especificas que define como esses testes são realizados, mas em geral, eles são feitos com os Dados Multifacetados.

Espero que com essas dicas vocês já possam saber como interagir, em breve traremos mais termos do nosso dicionário de RPG.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.