Top 5 Tormenta: Manuais para iniciantes

Dessa vez eu quero falar sobre os manuais que eu considero mais importantes para um iniciante em Tormenta rpg, a descrição mais detalhada de cada um pode ser encontrada em outro post, então vamos direto para a matéria.

5 – Manual das Raças

Esse não é bem um manual para iniciantes, mas também não o considero avançado. Se você começou a jogar Tormenta e tem vontade de ampliar ainda mais o mundo do jogo, acredito que esse seja o primeiro que você deve adquirir, ele traz uma lista de muitas raças novas ao jogo, então o que não vai faltar é opção e diversidade para aqueles jogadores que gostam de fugir do comum.

4 – O mundo de Arton

Essa caixa traz todo o necessário para se situar no mundo de Arton e ajudar seus jogadores a se localizarem melhor, não há uma sessão que eu jogue sem o mapa aberto e as descrições das localizações de ajudam a criar um jogo mais coerente com a cultura do cenário, saia de Petrynia e explore o resto de Arton!

3 – Só aventuras

Com certeza uma mão na roda para qualquer mestre iniciante. As aventuras prontas podem servir tanto como uma sessão já preparada para seus jogadores quanto como material de estudo para elaboração de campanhas mais bem-arranjadas. Se você não sabe como preparar uma aventura interessante, essa é minha recomendação direta.

2 – Bestiário

É difícil criar um monstro balanceado no começo, mesmo depois de anos mestrando, sempre que dou uma pausa mais longa eu perco a referência de status iniciais para os monstros, um jogo balanceado é sempre de vital importância. Se a campanha for muito difícil você terá um tpk, se for fácil a falta de desafio vai fazer os jogadores perderem o interesse. Portanto ande com o bestiário sob o braço em cada sessão, você vai precisar dessas referências e monstros prontos em toda sessão, acredite em mim.

1 – Modulo básico

Esse primeiro lugar é meio óbvio, um jogo não acontece sem o módulo básico, é simples. Ele traz todas as informações que você precisa para criar personagens, realizar testes, combates, apresenta um pouco do cenário e contém todas as regras que vão ser relevantes durante uma mesa. Cuidado com os jogadores que não desgrudam do manual e a cada segundo param a sessão para conferir as regras, quem deve comandar esses detalhes é o mestre, o módulo básico deve fazer parte do mestre assim como a interpretação faz parte do rpg. Mas lembre sempre: “Foque na imersão, não nas regras”.

Para Tormenta temos ainda o diferencial de que possuímos mais de um módulo básico, citando rapidamente, para campanhas a um estilo mais ocidental, recomendo o módulo básico comum (Tormenta RPG Manual Básico). Já para campanhas orientais, o Império de Jade supre mais que o necessário.


Links:

Guia completo de Suplementos

Manual das raças

O mundo de Arton

Só aventuras

Bestiário

Módulo Básico

Império de Jade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.