Aprendendo a mestrar

Eu sou um mestre jovem, tenho menos de 10 anos mestrando rpg, mas meu intuito nessa matéria é trazer as melhores dicas possíveis para formar novos mestres a partir da minha experiência pessoal.

Dividindo o post em três tópicos principais, teremos: “O que um mestre precisa fazer”, “O que um mestre precisa saber” e “Onde o mestre pode buscar material de especialização”.

O que um mestre precisa fazer

Naturalmente o mestre não é um jogador qualquer, ele tem obrigações além dos jogadores, pois ele desempenha um papel normalmente único na mesa.

Um mestre precisa:

  • Ler todo o manual: Os jogadores supostamente também, mas vamos dar um desconto.
  • Ter a liderança para organizar os dias de campanha: O mestre, acima de todos, não pode ficar faltando sessões, sem ele a sessão simplesmente não rola.
  • Organizar e planejar a campanha ou ao menos definir um norte inicial: Mesmo que você nunca vá usar tudo que planejou, ter um bom planejamento é essencial para não ficar perdido na hora de mestrar.
  • Ser o apaziguador de conflitos: Muitas vezes a mesa vai começar a esquentar, conflitos no jogo ou na vida real podem trazer problemas para a mesa, o mestre tem que intervir e prezar pelo bem da mesa acima de tudo.
  • Manter os jogadores interessados: Com o planejamento de campanha o seu próximo passo como mestre é manter os jogadores motivados a continuar jogando, toda artimanha é permitida.
  • Atrair novos jogadores: No caso de não conseguir manter os jogadores interessados, o mestre deve formar novos jogadores e atraí-los para sua mesa, fazendo com que a campanha dure.
  • Divertir o grupo: Acima de tudo o dever do mestre é fazer o jogo ser um momento divertido para todos, afinal de contas, o rpg é um jogo e todos merecem ter bons momentos.

O que um mestre precisa saber

Esse é um dos momentos que você como mestre vai precisar reforçar, tem coisas que você precisa saber para que a campanha seja o mais tranquila e agradável possível.

Um mestre precisa saber:

  • As regras mais importantes e frequentes do manual: Não vou lhe obrigar a decorar o manual, eu mesmo não sei as regras de magia de Tormenta, mas você deve saber o máximo para não precisar ficar abrindo o manual durante a sessão, tirando assim a imersão.
  • Recompensar bons jogadores: Não é algo que eu faça, mas ajuda quando você recompensa alguém por agir certo, os outros vão começar a ver vantagem em agir corretamente na mesa.
  • Ser flexível: Como eu disse, às vezes você vai escrever algumas páginas de uma aventura e não vai usar nem um quarto delas, eu costumo reaproveitar como posso o material, assim diminui a frustração e a quantidade de trabalho jogada fora.
  • Balancear a mesa: Alguns jogadores vão ser bons lutando, alguns interpretando, alguns dando assistência e bolando planos, enfim, você precisa saber dosar as aventuras para que nenhum dos jogadores se sinta um inútil e especialmente para que aquele jogador combado não atrapalhe o andamento da campanha.

Onde buscar material de especialização

Claramente esse post não traz tudo que um mestre precisa fazer ou saber, mas a internet é vasta e um bom mestre tem o dever de continuar sua jornada de aprendizado.

Onde encontrar mais:

  • Manuais de jogo: Alguns manuais de jogo falam sobre como ser um mestre eficiente, e foi através deles que eu comecei a aprender sobre esta arte. Obrigado 3D&T, Tormenta e D&D 3.5.
  • Livros, filmes, etc: Mestrar nada mais é do que contar histórias, e não há maneira melhor de se inspirar para contar histórias do que consumindo outras por aí. Leia, assista e jogue, eles vão ser seu material de estudo para contar histórias diferentes, basta você saber aproveitar o melhor de cada ideia.
  • Blogs: Claramente os blogs de rpg tem um peso nisso, se não tivessem, você não estaria lendo esta matéria em um blog.
  • Podcasts, vídeos: Além dos blogs temos podcasts e vídeos de diversos canais ou sites que trarão uma discussão mais profunda sobre diversos aspectos.

Links:

O choro de um mal mestre
Profissionalizando o mestre
Formando novos jogadores
Narrar vs Jogar
Minhas indicações para aprender sobre rpg
Revista Dragão Brasil

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.