A importância de aprender a mestrar

Seguindo na linha do último post, vamos falar sobre a importância de aprender a mestrar para um jogador comum.

Força motriz

Enquanto os jogadores movem o mundo através das suas ações, o mestre determina todo o impacto e decorrências dessas atitudes, o mestre é a energia vital por trás de todo o mundo do jogo, sem ele um jogo simplesmente não acontece, mas sem um dos jogadores ele pode funcionar tranquilamente.

Todo mestre sabe jogar, mas nem todo jogador sabe mestrar.

Levando em consideração essa importância do mestre, o próximo passo é perceber a deficiência de bons mestres que possuímos, qualquer jogador pode ser um mestre, mas ele terá que se submeter a uma série de normas e estudos. Enquanto um jogador minimamente adequado é de formação rápida, um bom mestre demora até mesmo anos, assim a carência fica evidente.

Porque nem todo jogador deseja ser mestre

O todo poderoso Mestre

O poder de um mestre chama atenção, mas nem todo mundo se diverte neste papel, um mestre tem uma série de obrigações e responsabilidades, o jogo passa a ser uma coisa levada mais a sério, tudo em prol da diversão do grupo. Daí nasce a carência citada anteriormente, temos jogadores a rodo espalhados por aí, hoje em dia é muito mais fácil conseguir jogadores para fechar uma mesa do que antigamente, mas, ainda assim, encontrar um mestre não é uma das tarefas mais fáceis.

Aprender um sistema de cabo a rabo e passar horas planejando uma aventura, você se diverte com isso?

Minha experiência

Durante todo meu tempo jogando rpg eu fui um mestre, no começo eu era o narrador simplesmente porque os outros não se interessavam em cumprir essa função, com o passar do tempo mais jogadores do meu grupo aprenderam a narrar, se especializando em um tipo específico de narrativa e eu acabei aceitando esse dever quase sagrado de mestrar.

Infelizmente eu sou um mestre sem um grupo atual, não que não seja fácil achar grupos desesperados atrás de um mestre, mas simplesmente porque outras coisas foram acontecendo, assim eu acabei por apenas jogar em uma mesa ou outra, mas a vontade de mestrar ainda pulsa em mim, talvez falte o grupo certo e a inspiração certeira para que eu volte a mestrar, ou simplesmente que eu mande uma mensagem dizendo que quero mestrar, enfim, mestrar faz parte da minha jornada, e se você der uma chance, pode acabar se apaixonando.

Links:

Aprendendo a mestrar

Minhas indicações para aprender sobre rpg

O relato de um mestre novato

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.